Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instalada na Câmara dos Deputados para investigar denúncias de crimes cometidos por sete dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Nesta terça-feira (29), o deputado federal Laudivio Carvalho (SD) foi eleito presidente da CPI e garantiu que fará tudo para chegar ao “núcleo corrupto”.
A Comissão terá 120 dias para investigar as acusações de fraudes, subornos e formação e quadrilha por parte dos dirigentes que estão presos na Suíça. Entre os presos está José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira do Futebol (CBF), preso em maio de 2015.
“A Justiça dos Estados Unidos apontou a existência de um esquema gigantesco de corrupção e comercialização irregular de jogos. Eu, como presidente da Comissão, garanto que chegaremos ao núcleo corrupto e apontaremos todas as práticas ilegais que foram cometidas”, afirmou Laudivio Carvalho.
O deputado ainda informou que o objetivo é colher o maior número de informações possíveis para saber o que está errado “para ser punido, tentar corrigir e dar sugestões”, ressaltou. Vão ocupar a primeira, segunda e terceira vice-presidências os deputados federais Rogério Marinho (PSDB), Hélio Leite (DEM) e Washington Reis (PMDB).
Com informações da Agência Brasil