O governo federal deu prazo até 4 de maio deste ano para 152,3 mil segurados que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez agendarem perícia médica pelo telefone 135.
A convocação faz parte do pente-fino nos benefícios por incapacidade do INSS, medida criada em 2016 pela gestão do presidente Michel Temer para reduzir gastos da Previdência.
A lista com os nomes dos convocados foi publicada na quinta-feira (12) no “Diário Oficial da União”. O segurado que teve o seu nome publicado na lista e não marcar o exame pericial terá o pagamento suspenso.
A suspensão do benefício será de 60 dias. Se durante esse prazo o beneficiário não procurar o INSS, haverá o corte do auxílio ou da aposentadoria.
Foram chamados neste lote os beneficiários não encontrados por falha no endereço cadastrado no INSS ou aqueles que receberam uma carta de convocação, mas não agendaram a perícia médica.
São Paulo tem 27,7 mil pessoas listadas no novo edital do pente-fino. É o maior número de convocados por estado.
Na sequência estão Minas Gerais (18,3 mil), Rio de Janeiro (13,9 mil) e Rio Grande do Sul (13,4 mil).
A maioria dos segurados com risco de corte do benefício nesta etapa é de aposentados por invalidez (118,4 mil).
No dia 23 de março, o governo havia convocado 94 mil beneficiários de auxílios doença e aposentadorias por invalidez.
Desse total, apenas 10,2 mil agendaram a perícia até o dia 10 de abril. O prazo para que esses convocados marquem a perícia pelo 135 termina nesta sexta (13).
Mais 60 dias:
Prepare-se:
Cancelamento:
Idosos:
(Folhapress)