Conforme o cronograma alterado pelo Ministério da Educação, terminam neste domingo, 26, as inscrições dos estudantes para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2020. O adiamento de sexta para hoje foi feito em decorrência de erros na divulgação das notas dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
No entanto, há dúvidas se o processo será concluído. Ocorre que a Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da divulgação Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da divulgação dos resultados do Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu) até que o governo federal demonstre a correção das provas apontadas com problemas por estudantes de todo o país.
O sistema do SISU exige que o candidato às vagas do ensino superior deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes, e o ele é incluído entre os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.
Os estudantes que não conseguem as vagas que buscam tem opção de buscar outros cursos e localidades para tentar a vaga. Portanto, são muitas tentativas feitas.
O Sisu é a principal maneira de acessar o ensino superior público com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar da seleção, o candidato não pode ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do participante.
Os resultados das inscrições do Sisu serão divulgados no dia 28 de janeiro. A partir do resultado, a matrícula ou o registro acadêmico nas instituições participantes devem ser feitos até o dia 4 de fevereiro. O lançamento da ocupação das vagas pelas instituições participantes será até 7 de fevereiro, e a manifestação de interesse para constar na lista de espera é até as 23h59 de 4 de fevereiro.
LEIA MAIS:
Justiça Federal proíbe divulgação de resultados do Sisu