Começa na manhã de segunda-feira (7), a partir das 8h, o período de inscrições para novos alunos na rede municipal de educação de Aparecida de Goiânia. Segundo a prefeitura, são cerca de 8,5 mil vagas disponíveis para o ano letivo de 2021, sendo 2,5 mil para a Educação Infantil e 6 mil para o Ensino Fundamental.
As inscrições serão realizadas em duas etapas e exclusivamente pelo site da prefeitura ou pelo aplicativo Matrícula Aparecida, que pode ser baixado na loja virtual Play Store. Os interessados que abrirem o site ou o aplicativo antes do horário estipulado devem atualizar o sistema exatamente às 8h para poder acessar os formulários de inscrição.
Na primeira etapa, que segue de 7 a 11 de dezembro, serão recebidas inscrições apenas para quem deseja matricular-se nas turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais, no período matutino ou no vespertino, e de 1º ao 5º nas Escolas Municipais de Educação Integral (Emei).
Na segunda etapa, que acontecerá de 14 a 18 de dezembro, serão recebidas inscrições somente para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), para turmas do berçário à pré-escola e para os Agrupamentos IV e V, que serão ofertados nas Escolas Municipais de período parcial, em turnos do matutino ou do vespertino.
As inscrições para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não serão realizadas pelo site, mas seguirão abertas nas escolas e sem data prevista de encerramento. No momento, a modalidade EJA 1, que envolve conteúdos de 1º ao 5º ano, é oferecida na Escola Municipal Camila Scaliz, Setor Expansul, e na Escola Municipal Mônica Tomaz, Bairro Independência. De acordo com o setor de matrículas da Secretaria de Educação, as turmas são montadas de acordo com a demanda de cada região escolar e os interessados devem procurar a unidade educacional mais próxima de sua residência.
Procedimento para inscrição
Para fazer a inscrição, os pais ou responsáveis devem ter em mãos os seguintes dados da criança: endereço completo com CEP, número da Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade ou CPF (preferencialmente). Além disso, devem informar o nome da mãe e, no caso dos beneficiários do Programa Bolsa Família, informar o número do cartão do benefício.
Pessoas com dificuldades de acesso à internet ou que necessitarem de auxílio para fazer a inscrição no sistema podem procurar as secretarias das unidades escolares no horário regular de funcionamento da rede (7h às 11h30 e 13h às 17h), onde serão auxiliadas a efetuar a inscrição. Para isso, é necessário ter em mãos toda a documentação mencionada nesta matéria.
No ato da inscrição, o sistema de matrículas da secretaria de Educação informará se a vaga solicitada foi disponibilizada ou se foi encaminhada ao Cadastro de Reserva. Se confirmada a disponibilidade da vaga, os pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da unidade escolar selecionada até 18 de dezembro, portando cópias simples dos documentos informados no ato da inscrição, junto com os documentos originais, para efetivar a matrícula.
A renovação de matrículas se encerrou na última sexta-feira (4). O prazo ia originalmente até 27 de novembro, mas foi prorrogado para que os pais pudessem efetivar a renovação. Segundo a Educação, cerca de 30 mil alunos confirmaram vaga no ano letivo de 2021.