O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é o principal teste para quem quer garantir um certificado de Ensino Fundamental ou de Ensino Médio.
Existem dois tipos de ENCCEJA, um para certificação de nível de conclusão do Ensino Fundamental e outro para o Ensino Médio.
As inscrições para o exame serão realizadas das 10h do dia 16 de abril às 23h59 do dia 27 de abril, no endereço: enccejanacional.inep.gov.br/encceja. A solicitação de Atendimento por Nome Social deverá ser feita de 30 de abril a 4 de maio. A aplicação de provas do Encceja Nacional será em 5 de agosto. Já a do Encceja Exterior é em 16 de setembro.
As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro. Enquanto o Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19 de setembro.
A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.
O que é
A participação no Encceja é gratuita e voluntária e o candidato pode estudar sozinho, com apoio de amigos, familiares ou através de escolas de supletivo públicas ou particulares. No Brasil o exame é feito pelo Inep desde 2002 e é realizado em escolas públicas. E utiliza os consulados para o Encceja no exterior.
O exame do Encceja é composto de quatro provas e para poder receber o certificado é necessário obter 100 pontos por matéria, no mínimo (a escala de pontuação vai de 60 a 180 pontos, cada prova tem 30 questões e cada questão vale 4 pontos). Para ter o mínimo de 100 pontos é necessário ter 10 acertos de questões de 30 de cada prova. Além da nota mínima, é necessário ter nota igual ou superior a 5 na redação.
As Provas
As provas são as seguintes: para o ensino fundamental: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; matemática historia e geografia e ciências naturais.
Já as provas para o ensino médio são as seguintes: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias. Estas matérias foram estabelecidas com base do currículo da Base Nacional Comum Curricular.