A Prefeitura de Senador Canedo deu início nesta quarta-feira (6) a um mutirão contra a Dengue no município, para combater criadouros do mosquito Aedes aegypti, também transmissor da Febre Chikungunya e Zika vírus.
A ação conta com a parceria do governo estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. O ponto de partida do mutirão foi a Praça Criativa, localizada no Jardim das Oliveiras.
“O período chuvoso ajuda na proliferação das larvas do Aedes, por isso a ação de combate tem que ser rápida e eficaz”, afirma a gerente de Endemias as Secretaria Municipal de Saúde, Marilda Luz. A SMS disponibilizou agentes de saúde, agentes de endemia, Vigilância Sanitária e Epidemiológica e a Atenção Básica para ação.
“Essa é uma ação da Prefeitura, por meio da SMS, em parceria com o governo de Goiás, que visa tranquilizar a população no que diz respeito à presença do Aedes Aegypti nos lares, justo uma doença que vem trazendo intranquilidade e preocupação ao país inteiro”, explica o prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira.
Só em 2014 foram registrados 629 casos em Senador Canedo; em 2015, foram identificados 1.500 casos. Daí a preocupação do governo em fazer parcerias com os municípios”, ressalta a coordenadora da Gerência da Vigilância Sanitária da SES, Daniele Mizogute.