A Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou a última etapa do concurso público para provimento de guardas civis metropolitanos, realizado em 2012. Os 160 candidatos que farão o curso de formação foram reprovados na etapa de avaliação psicológica, mas receberam decisão favorável da justiça para concluir as etapas do concurso.
Os candidatos aprovados nesta última etapa farão parte da corporação. O curso de formação é ministrado na sede do Instituto Federal de Goiás (IFG) e atende à grande curricular para formação de agentes de segurança pública proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. A duração do curso é de quatro meses.
Em 2013, a administração municipal nomeou 250 guardas, aprovados em todas as fases do concurso. Hoje, a Guarda Civil Metropolitana conta com efetivo de 500 pessoas servidores.
“Vocês serão os principais responsáveis pelo patrimônio público de uma das maiores cidades do país. Estejam cientes dessa responsabilidade e da importância dessa capacitação e preparo, indispensável para o bom desempenho da função”, afirmou o prefeito Maguito Vilela em visita aos candidatos nesta terça-feira (5).
O secretário interino de Defesa Social e Guarda Civil Metropolitana, Roberto Cândido, também ressaltou a importância da capacitação. “Estamos cumprindo uma ordem judicial, mas com muito empenho. Esbarramos em muitas dificuldades, mas com o curso iremos capacitar todos”, disse.