Categorias: Cidades

Iniciado cadastro de detentos goianos em sistema nacional de controle de presos

Foi iniciado nesta segunda-feira (15), o cadastramento de detentos de Goiás no Cadastro Nacional de Monitoramento de Prisões. De acordo com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), o sistema vai permitir que sejam reunidas informações processuais pessoais de todos os detentos sob custódia nos Estados e permitirá o acompanhamento das prisões em tempo real em todo o País.

O cadastramento foi anunciado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Gilberto Marques Filho, após reunião com a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. A ação faz parte de uma série de medidas para conter a crise penitenciária. Três rebeliões ocorreram no Complexo Prisional de Aparecida, a primeira delas na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, 9 pessoas foram mortas, 14 ficaram feridas e 242 presos fugiram da unidade.

Goiás é a quarta entidade da federação a aderir ao programa, seguida de São Paulo, Paraná e Roraima. Para alimentar o cadastro, há uma equipe de 20 servidores e magistrados, convocados internamente para atuar na força-tarefa. Foi informado que servidores fizeram curso para atuar junto ao Cadastro Nacional de Monitoramento de Prisões

 A intenção é oferecer segurança para a sociedade e aumentar a eficiência no âmbito do Judiciário. “Há ganhos na segurança pública com a integração nacional dos dados. Vítimas poderão ser informadas sobre prisão e soltura dos acusados e haverá, também, transparência com consulta pública e produção de estatísticas atualizadas”, elencou, como vantagens, a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Maria Cristina Costa. 

Informações

Serão inseridos no sistema documentos que determinam ou certificam a entrada e saída de internos do sistema prisional – mandados de prisão, certidões de cumprimento de mandado de prisão, contramandados de prisão, alvarás de soltura, ordens de liberação, guias de recolhimento, mandados de internação, certidões de cumprimento de mandado de internação, guias de internação, ordens de desinternação, certidões de extinção da punibilidade por morte e guias unificadas de recolhimento (acervo).

Redação do DG, com informações do TJGO

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Acidente em Vinhedo: Cristais de gelo pode ser uma das hipóteses da queda da aeronave

As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283,…

11/08/2024

Preso homem que ludibriava idosos em caixas eletrônicos e aplicava golpes em Uruaçu

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Uruaçu,…

11/08/2024

Brasil fecha participação em Paris 2024 com histórias inspiradoras e mulheres no topo

O Brasil termina os Jogos Olímpicos Paris 2024 com muitos motivos para se orgulhar. Do…

11/08/2024

GoiásFomento promoverá a Semana do Crédito em Catalão a partir desta segunda (12)

Entre os dias 12 a 16 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da…

11/08/2024

Caiado é o governador com melhor avaliação do Brasil, aponta pesquisa AtlasIntel

Conforme a pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado (10), o governador Ronaldo Caiado (UB) segue com…

11/08/2024

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024