{nomultithumb}
Foi anunciada nesta terça-feira (15), a ampliação das integrações interbairros em Aparecida de Goiânia. Até o final do ano serão seis novas linhas a serem disponibilizadas ao usuário que precisa se deslocar dentro do município. Foi instituída ainda a RTMC Aparecida, uma subrede do consórcio RedeMob que faz a operação do sistema na cidade.
“Aparecida precisava ser vista de uma forma diferente, temos uma população grande e uma economia forte. Temos quase 20% do deslocamento diário na região metropolitana e merecíamos uma condição diferente”, afirmou o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB).
De imediato começa a funcionar a linha 970, Setor Santa Luzia- Terminal Araguaia, saindo do Setor Santa Luzia, na divisa com Goiânia, passando pela Chácara São Pedro, pelas proximidades do Complexo Prisional, chegando ao terminal, Araguaia, já do outro lado da BR-153.
Nesta linha serão colocados seis novos ônibus. De acordo com o diretor executivo do consórcio RedeMob, Leomar Avelino, a frequência será a cada 35 minutos de segunda a sexta-feira.
“Serão mais 160 km de linhas cobertas em Aparecida, o cidadão não precisará mais ter ir pra Goiânia para depois completar o trajeto em Aparecida. Resolve o problema interno que tínhamos aqui em Aparecida”, disse Gustavo Mendanha.
Outras linhas
Além da integração 970 Terminal Araguaia/ Santa Luzia- Via Parque Industrial, outras linhas seguirão um cronograma de implantação. A 972 Terminal Maranata- Terminal Araguaia até 28 de junho, a 973 Terminal Maranata/ Jardim Tiradentes/ Terminal do Cruzeiro até 30 de agosto, a 971 Terminal Garavelo/Terminal Veiga Jardim/ Terminal Araguaia- Via Polo Empresarial até 27 de setembro; a 974 Terminal Cruzeiro/ Santa Luzia/ Via Buriti Shopping até 31 de outubro e a 975 Terminal Veiga Jardim/ Centro/ Parque Industrial até 29 de novembro deste ano.
RMTC
Foi instituída a RMTC Aparecida, um braço da RMTC que será responsável pelo gerenciamento e operação por parte das empresas do transporte coletivo no munícipio. Foi destacado que continuará a integração de Aparecida com as outras cidades da Região Metropolitana de Goiânia.
“O papel é o conjunto de ações voltadas para o atendimento local em Aparecida. A cidade cresceu e consequentemente o transporte precisa se adaptar a isso. O transporte no passado foi projetado com Goiânia, mas é preciso atender as demandas de Aparecida”, explicou o diretor executivo do Redemob, Leomar Avelino.
De acordo com o diretor, de forma imediata para atender a linha 970 são ônibus novos serão colocados seis novos ônibus.
Pontos de ônibus
Uma licitação foi aberta no ano passado para que sejam instalados mais de 100 abrigos de ônibus na cidade de Aparecida. Boa parte das estruturas será colocada nos eixos de transporte construídos no município.
O prefeito Gustavo Mendanha explicou que o processo está em análise na Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) que fará a indicação exata dos locais em que as estruturas serão colocadas.
“Nós estávamos finalizando as obras dos eixos. A CMTC estará indicando os locais e nós estaremos instalando os pontos”, afirmou Gustavo Mendanha.
Características
Atualmente Aparecida de Goiânia conta com 72 linhas de ônibus. 50 são interbairros e outras 22 Goiânia. Com as outras seis linhas a serem implantadas até o final do ano, chegará a um total de 78 linhas em Aparecida.
Com a ampliação das integrações, o município passa de 945 km de extensão de linhas para 1105 km. A cidade conta com seis terminais do transporte coletivo e 1285 pontos de embarque e desembarque. 101 mil viagens diárias são realizadas em Aparecida, o correspondente a 17% do total da Grande Goiânia, perdendo apenas para a capital, com 74%.
Leia mais
Melhorias para o transporte coletivo pouco saíram do papel
Presidente da CMTC reclama que prefeitos não ajudam a resolver problemas do transporte coletivo
Passagem de ônibus na Grande Goiânia sobe para R$ 4,00