Foi iniciada nesta semana a construção do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. As obras estão a cargo do governo federal, sob responsabilidade dos ministérios da Saúde e da Infraestrutura.
O hospital terá 200 leitos adaptáveis para unidades de tratamento semi-intensivas, com tubulação e suporte para respiradores. A área construída é de 115×30 metros, além de uma área de 20×75 metros de suporte, com refeitória e alojamento para profissionais da saúde.
O terreno de 10 mil metros quadrados foi terraplanado pela prefeitura de Águas Lindas e conta com instalações de gás, água, energia e esgoto.
O contrato com a empresa especializada é de quatro meses, com oferta de uma equipe mobilizada para a manutenção durante o período. O valor total é de cerca de R$ 10 milhões, com estimativa de conclusão das obras em até 15 dias.
O Ministério da Infraestrutura vai indicar engenheiros especializados do seu quadro e de suas vinculadas para colaborar com o Ministério da Saúde no acompanhamento da obra. O Governo de Goiás fica como responsável pela operação, oferta de maquinário hospitalar, insumos e recursos humanos.
Outros seis no interior
Além de Águas Lindas, outras seis cidades do interior terão hospitais de campanha destinados ao combate da Covid-19 no estado. Em Anápolis, a unidade funcionará no Centro de Convenções e terá 800 leitos. Formosa (60), Luziânia (80), Itumbiara (200), Jataí (100) e Porangatu (60) também contarão com unidades de referência. A expectativa é que todos estejam todos equipados em até 60 dias.
Em Goiânia, a estrutura de combate ao coronavírus conta com o Hospital do Servidor Público, que teve o reforço da recém-inaugurada Maternidade Oeste e também do Hospital das Clínicas.