As infecções pelo novo coronavírus já mataram 81 pessoas somente na China, segundo divulgaram autoridades daquele país nesta segunda-feira (27).
O número de pessoas que contraíram o vírus já chega a 2.700. A Comissão Nacional de Saúde disse que em praticamente todo o país há casos de infecção pelo patógeno.
O feriado do Ano-Novo Lunar será estendido pelo governo por mais três dias, até 2 de fevereiro. Mais medidas para restringir a circulação de pessoas devem ser anunciadas em breve.
A Comissão Nacional de Saúde chinesa acredita que a nova variante do coronavírus tenha sofrido mutação e tornou-se mais contagiosa.
Brasileira pode ter contraído
Uma criança brasileira de 10 anos de idade está internada nas Filipinas com suspeita de ter contraído o vírus. O embaixador do Brasil no país, Rodrigo do Amaral Souza, disse que a menina está bem, não apresenta sintomas, mas que o diagnóstico sairá apenas na quarta-feira (29).
Ela é filha de mãe colombiana e pai brasileiro e mora em Wuhan, cidade na qual acredita-se que a infecção começou. A família levou-a ao hospital após ela apresentar febre.
Proibição
Além da restrição de viagens, a China anunciou uma proibição nacional da venda de animais silvestres em mercados, restaurantes e plataformas de comércio eletrônico.
A comercialização de animais silvestres levam os seres humanos a terem contato ainda mais próximo com o vírus que eles carregam, o que pode fazer com que o patógeno se espalhe ainda mais rápido no mundo ultraconectado.