A mudança do nome do Parque Jornalista Washington Novaes para sargento David Luiz Rodrigues ainda está dando o que falar. Aprovada em segunda votação pelos vereadores da Câmara de Goiânia nesta segunda-feira (03/05), tanto os filhos do ambientalista como moradores do Parque Vera Cruz II pedem para que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) não sancione a alteração. Filho do jornalista, João Novaes está “indignado com a proposta da Câmara”.
Junto com os moradores da região, João destaca que quer ver o Parque com o mesmo nome. “Como filho e cidadão eu fiquei indignado com a proposta da Câmara. A princípio estamos junto com o pessoal que fez o parque, de fato, lá no Vera Cruz II, os engenheiros e arquitetos. Eles ficaram muito lisonjeados quando o Parque recebeu o nome do meu pai e esperam que ele continue com o mesmo nome. A gente continua esperando que o prefeito vete o projeto do vereador Clécio Alves e o parque original continue com o mesmo nome”, pontua.
Ele pontua que os moradores ficaram tão revoltados quando os familiares do jornalista. “Eles ficaram tão indignados quanto nós. Obviamente, com todo o respeito a história do sargento Davi Luiz, acho que se quiserem homenageá-lo é como o Siron Franco falou, podem dar o nome de uma delegacia, algo que tenha mais a ver com com seu trabalho durante a vida”, pontua. “Um parque não pode ter nada mais a ver com o nome do meu pai que tanto lutou pelo cerrado e uma sociedade mais justa. Por um desenvolvimento não tão agressivo da natureza. A gente está com todos os arquitetos e esperamos que o prefeito vete e o parque continue com o nome.”
Sobre a compensação que o vereador Clécio Alves (MDB) tenta promover na Câmara dos Vereadores, nomeando o Parque Areião com o nome do jornalista, João pondera que é uma “tentativa” por conta da “repercussão”. “Acho que é uma tentativa… O vereador está vendo uma repercussão que o caso tomou, o quanto ficou negativa para a imagem da Câmara e está tentando fazer seu mal-feito e de fato, nós ficamos lisonjeados se ele quiser colocar no Areião também, mas nós não vamos abrir mão do Parque no Vera Cruz 2 continue com o nome do meu pai não”, destacou.
Ele conclui dizendo que não abre mão da homenagem e se Clécio Alves (MDB) quiser promover também no Parque Areião, será bem aceito. “A Câmara tem tantas coisas importantes para votar inclusive que pode ajudar a população do Vera Cruz e em todos os lugares nesse contexto de pandemia que a gente tá vivendo e ficar votando para desfazer uma homenagem é muito feio… É muito feio… Esperamos que o prefeito Rogério Cruz com sua sensibilidade vete o projeto do vereador Clécio Alves e que o Parque lá continue com o nome do meu pai. Se quiser dar para o Areião também, sem problemas”.
Repercussão Nacional
O caso ganhou repercussão nacional. O jornalista ambiental André Trigueiro destacou é uma polêmica “inacreditável”. “Eu nem quero comentar essa confusão toda”.
“É inacreditável essa polêmica envolvendo a homenagem a esse grande brasileiro chamado Washington Novaes. Eu nem quero comentar essa confusão toda. Eu queria lembrar que Washington é um jornalista premiado internacionalmente, um dos maiores do Brasil, um grande humanista e que batalhou tanto por Goiás de uma forma em geral e especialmente por Goiânia. Um local que ele escolheu para morar, constituir família e defender pertinho esse bioma tão depauperado que é o Cerrado. Washington colocou o centro-oeste no mapa de muitos jornalistas brasileiros, inclusive eu. Razão pela qual não se pode imaginar uma homenagem que não seja a altura deste grande homem, oferecida pelo povo de Goiânia, que se faça Justiça e que essa gratidão que devemos a Washington se manifeste de uma forma bonita, com respeito e consideração”, destacou.