Categorias: Política

Indefinição ainda paralisa DEM

Por enquanto, Ronaldo Caiado, presidente regional do DEM, não se pronuncia a respeito. Há indícios de que o partido poderá lançar chapa solo na disputa pelo governo, que não contaria com candidato a governador, mas apenas ao Senado, cargo que seria ocupado pelo próprio Caiado.

(Publicado no jornal Tribuna do Planalto)


Líderes apontam para o lado da base, mas decisão final será de Ronaldo Caiado. Há possibilidade de que Caiado seja candidato único
Enquanto o PSDB, PT, PMDB e PSB já definiram seus rumos quanto às eleições deste ano, no Democratas o cenário ainda continua a ser de indefinição. Por lá, não há a cogitação por candidatura à disputa pelo Palácio das Esmeraldas, mas há forte tendência em disputa pela única vaga disponível ao Senado Federal, além do plano de ampliação das vagas na Câ¬mara Federal e na Assembleia Legislativa de Goiás.

Por enquanto, Ronaldo Caiado, presidente regional do DEM, não se pronuncia a respeito. Há indícios de que o partido poderá lançar chapa solo na disputa pelo governo, que não contaria com candidato a governador, mas apenas ao Senado, cargo que seria ocupado pelo próprio Caiado.

Porém, líderes do partido defendem a junção com a base aliada do governador Marconi Perillo (PSDB). A união, que já foi mais forte e que hoje se encontra fragilizada, segundo defende o deputado estadual Hélio de Sousa (DEM), poderia mais uma vez fortalecer o partido. “As maiores vitórias do DEM em Goiás foram ao lado do governador”, frisou.

O deputado, no entanto, reitera que o cenário atual é bastante diferente. Um impasse trava as negociações entre DEM e base governista. A legislação atual não permite que dois partidos se coliguem para governador e lancem, ao mesmo tempo, candidatos concorrentes para o Senado.

Isso quer dizer que, para o Democratas fazer parte da chapa majoritária, terá que haver uma modificação no que hoje já está pré-definido. O vice-governador José Eliton (PP) e o deputado federal Vilmar Rocha (PSD) são os favoritos para ficarem com as vagas de vice e Senado, respectivamente.

Há ainda a possibilidade do DEM lançar uma chapa solo, sem candidato ao governo. No caso, Caiado postularia a vaga no Senado e liberaria o partido para apoiar qualquer candidato ao Palácio.

Em conversa com a Tribuna, o presidente regional do PSDB, Paulo de Jesus, confirmou que o partido já tem confirmado dois nomes que se lançaram candidatos a vice e ao Senado que são José Eliton e Vilmar Rocha, respectivamente.

Paulo de Jesus disse que dentro da chapa da base aliada, ninguém irá condicionar o apoio por conta de cargos e confirmou os nomes de José Eliton e de Vilmar Rocha como os pré-candidatos da coligação. Ou seja, Caiado, para fazer parte da chapa, deverá negociar e conseguir uma substituição.

“A chapa majoritária só é fechada nas convenções. Não se faz mais política condicionando seu apoio. Temos políticos experimentados e pragmáticos, mas ainda é cedo para se falar em nomes, ainda mais quando esse nome ainda não está aqui dentro. Temos para candidatos a vice e ao senado José Eliton e Vilmar Rocha. Esses são o que estão agora e contam com apoio de grande parte de nossa base”, disse Paulo de Jesus.

Apesar dos últimos rumores darem conta de que Ronaldo Caiado se distanciou da base e que um acordo com os governistas está cada vez mais distante, fontes próximas ao democrata, não descartam a união, já que Paulo de Jesus calcula que aproximadamente 80% da base do DEM está com Marconi Perillo.

Um dos exemplos disso é o posicionamento do prefeito de Quirinópolis, Odair Resende, que ratificou a posição de união relatada por fontes de dentro do partido. Odair é uma das lideranças do DEM em Goiás e afirmou que torce para que o partido tome a melhor decisão, não sem antes assegurar “estar com o governador Marconi Perillo sempre”, revela.

O prefeito de Quirinópolis afirmou que “tem compromisso com o governo”, se referindo aos benefícios na área da Saúde e da Habitação que foram levados para o município pela administração estadual. Odair, no entanto, não soube revelar qual a posição do presidente do partido, Ronaldo Caiado. “Não temos tido contato recentemente”, afirma o prefeito.

Assim como Odair Resen¬de, o deputado Hélio de Sousa já se posicionou favorável à junção e disse que conversas ainda serão realizadas para se definir como ficará a relação dos cargos dentro da chapa majoritária. Essa questão só terá um capítulo final depois da decisão de união ou não do DEM com a situação.

“Temos que aguardar. Minha posição é que devemos ficar com o governador, mas a definição não depende só de mim. É uma posição conjunta. Só depois devemos discutir” explicou. Na visão dele, a possível chapa solo do Demo¬cratas poderá enfraquecer o partido. “Estar com o governo, que apresenta reais chances de ganhar, sempre é positivo. Nos fortalece”, declarou.

Nacionalmente, a situação parece estar mais clara para o partido do que em Goiás, já que depois que Marina Silva (PSB) se juntou a Eduardo Campos (PSB) e formou a chapa PSB/Rede, Caiado não mais compôs com o PSB, liderado no Estado pelo pré-candidato ao governo estadual Vanderlan Cardoso.

Na opinião do deputado Hélio de Sousa, o DEM deve apoiar Aécio Neves (PSDB). “Aécio é uma pessoa séria que já demonstrou ser um grande homem, tanto político como administrativamente,” disse. A posição é corroborada pelo prefeito de Quirinópolis, Odair Resende. “Estamos firmes na luta para eleger Aécio Neves”, revelou.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Proposta estratégia para ampliar RPPNs em Goiás com fundo composto por multas ambientais

Modelo prevê fundo composto pelo dinheiro de multas por danos ao meio ambiente beneficiando reservas…

15/08/2024

Procon aponta variação de mais de 99% no preço das fraldas descartáveis infantis, em Goiânia

Na capital, o preço da fralda descartável infantil pode ter variação de preço superior a…

15/08/2024

Empresário Arni Spiering morre em queda de avião bimotor em Apiacás, MT

Na manhã desta quinta-feira (15), um avião bimotor King Air caiu na zona rural de…

15/08/2024

Ministério da Saúde negocia compra emergencial de 25 mil doses de vacina contra mpox

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta quinta-feira (15), a negociação da compra emergencial de…

15/08/2024

Gustavo Mendanha é anunciado como coordenador da campanha de Leandro Vilela em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, foi anunciado…

15/08/2024

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na…

15/08/2024