A Opus Incorporadora abriu inscrições para dez vagas de estágio para estudantes dos cursos de engenharia, arquitetura, administração, contabilidade e direito. O prazo para cadastro vai até o próximo dia 8 de fevereiro, por meio do preenchimento de formulário disponível neste link.
A empresa, que ganhou o Prêmio IEL de Estágio em 2018 e 2019, tem flexibilidade de horário para que o aluno consiga conciliar a atividade com sua graduação. Além disso, são oferecidos vale-transporte e bolsa de um salário mínimo (R$ 1.212). “Buscamos possibilitar ao estagiário conhecer a realidade do dia a dia da sua profissão e ainda todo o funcionamento de uma incorporadora do porte da Opus. Além disso, eles são acompanhados de perto e passam por avaliações internas”, explica o diretor administrativo, Igor do Prado.
O Programa de Estágio Opus está em funcionamento desde 2016 e abre um processo seletivo a cada semestre, sendo que os aprovados podem seguir na empresa por até dois anos. “Os estagiários passam por provas trimestrais de conhecimento técnico da área em que estão, comportamental e sobre a aderência à cultura Opus. Os que não conseguem a nota mínima são desligados ao final do semestre. A cada trimestre os estagiários mudam de departamento para ter uma vivência global da Opus, para entender como a empresa funciona, como é a nossa cultura e estarem preparados para se inscrever em oportunidades internas”, explica Jenaina Dacheri, que integra a equipe do departamento de recursos humanos.
Efetividade
No decorrer do estágio, os estudantes desenvolvem projetos e treinam autonomia, liderança e trabalho em equipe. Os estagiários também participam de todos os treinamentos disponibilizados pela Opus Incorporadora e, a partir de seis meses na empresa, podem participar de qualquer processo interno. “Sempre abrimos as vagas disponíveis internamente primeiro e, praticamente, todas conseguimos preencher com os estagiários. Aqui é uma grande escola prática”, ressalta Jenaina.
Um exemplo é a engenheira civil Lídia Rakel Alcântara do Vale, de 25 anos, que entrou na primeira turma de estagiários, em 2016, e ao final foi efetivada como Assistente de Planejamento e Controle de Obras. Em 2020 foi promovida e atualmente ocupa o cargo de Analista. Atualmente, a Opus Incorporadora possui 15 colaboradores egressos de seu programa de estágio.
“Eu juntei o útil ao agradável, pois surgiu uma vaga na área que eu mais tinha interesse, que é a de fazer o planejamento da obra, com seus custos, prazos e o controle dos indicadores, se está tudo saindo dentro do previsto. Sinto que a empresa está me valorizando, pois meus superiores me envolvem nos projetos, além do aumento salarial. Além disso, quando fiz o mestrado, a Opus flexibilizou meu horário de trabalho e, hoje em dia, me auxilia financeiramente com a pós-graduação”, relata.