O curador da Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, Lisandro Nogueira, foi às redes sociais na noite desta segunda-feira (04/04) anunciar que a edição presencial do festival de cinema foi adiado devido ao incêndio no local do evento, no fim da tarde de hoje. Até o fechamento desta matéria, os bombeiros ainda tentavam controlar as chamas no CineX, que fica no centro da cidade.
O local é onde ficava o antigo Banana Shopping, na Avenida Araguaia. De acordo com a assessoria do estabelecimento as causas ainda não foram identificadas. Nogueira, no entanto, lamentou a fatalidade a qual destacou ter sido uma “tragédia, desolador”. “Minha solidariedade ao Adriano [proprietário] e toda a equipe do CineX.” “Programação da Mostra estava pronta. Íamos começar tudo muito bem quinta-feira [07]”, destacou.
Apesar de tudo, Lisandro disse que está pronto para, com a casa organizada, retomar a organização do evento. “A gente encaixa as perdas e vê a desolação nesse momento, mas eu sempre fui uma pessoa preparada para enfrentar as perdas e não é dessa vez que eu vou ficar… Amanhã, já estou pronto para retomar e recomeçar. A Mostra está adiada. Mas em breve, vocês terão outra Mostra e muito obrigado pela solidariedade. Eu agradeço muito”, pontuou. Não há, no entanto, uma nova data.
A Mostra vai para a 14ª edição e por conta da pandemia não era realizada há dois anos. Neste ano, já haviam ocorrido duas “sessões-degustação” do festival, exibindo gratuitamente filmes indicados ao Oscar. Mais de 100 obras seriam exibidas ao longo de toda a programação.
O incêndio
Comerciantes da região relataram que uma fumaça preta foi vista no teto do shopping por volta de 16h. De acordo com a assessoria do CineX, o fogo teria começado no telhado e as causas do incêndio ainda serão identificadas e não há vítimas.
O comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Carlos Alberto Cardoso, informou que o incêndio ficou concentrado no terceiro andar. De acordo com o comandante, o sistema preventivo fixo do local não funcionou e isso dificultou o trabalho das equipes. Ainda segundo o tenente foram utilizados aproximadamente 60 mil litros de água para controlar as chamas. A corporação ainda pontuou que 11 veículos deram apoio para a operação.