Foi entregue a população nesta terça-feira (29) em Aparecida de Goiânia, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) João Natal de Almeida, situado no Parque Flamboyant. Para moradores da região, o espaço pode ajudar a melhorar a condição de crianças e adolescentes, através do esporte e cultura e evitar que se envolvam com drogas e o mundo do crime.
{youtube}EsXegjJfd80{/youtube}
O espaço possui 21 mil metros quadrados. Foram construídos no local: pistas de skate, quadra de esportes, biblioteca, cineteatro, salas para reuniões e oficinas, playgrounds, academia aberta, tele centro, SAC, Sine e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Na obra foram gastos cerca de R$ 6,5 milhões, com recursos do Governo Federal e do Município.
Para o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), o centro construído é um espaço para práticas esportivas e culturais, em que há um alcance social.
“Crianças vão ter opções de cursos de esportes e de outras áreas. São muitas opções para a comunidade. Vamos ter monitores, professores, um aparato da prefeitura para atender a população. Algumas adaptações ainda serão feitas, mas tudo já estará funcionando normalmente. Todas as atividades serão gratuitas”, destaca o prefeito de Aparecida.
Já o líder comunitário Hamiltom Fideles Júnior entende que o Centro de Artes e Esportes Unificado poderá trazer benefícios para jovens da região, já que são poucas as opções para inclusão social e evitar que possam se envolver com criminalidade.
“O espaço traz um benefício pois poderá haver transformação social. Aqui na região há uma fragilidade social muito grande, Parque Santa Cruz, Parque Flamboyant, Setor Santa Luzia são bairros em que há vulnerabilidade social, drogas, prostituição infantil. O CEU das Artes é um instrumento para poder trabalhar com as crianças, adolescentes. O esporte e a cultura poderão ajudar a melhorar a vida de jovens”, afirma o morador Hamiltom.
O CEU das Artes foi construído na Avenida Bela Vista, no Parque Flamboyant. A prefeitura de Aparecida pleiteia a construção de outros três no município.
De acordo com o representante do Ministério da Cultura, Eduardo Marttede, o CEU tem a oportunidade de modificar a vida da população local, mas com apoio da comunidade e também do poder público.
“O CEU modifica a realidade da comunidade. Se a prefeitura não compreende este papel, a comunidade não se relaciona. Mas aqui tenho certeza que muitos jovens terão oportunidades. A possiblidade de ver jovens trilhando caminhos bons e tendo este espaço como um instrumento”, argumenta Marttede.
O espaço levará o nome do ex-deputado federal João Natal de Almeida (PMDB). Ele ocupou ainda as cadeiras de vereador por Goiânia, deputado estadual e secretário de Estado durante o governo de Iris Rezende. João Natal também atuou como promotor público, delegado e procurador municipal, prestando serviços relevantes a toda população goiana. O ex-deputado faleceu em 28 de outubro de 1997.