Publicidade
Cidades
| Em 10 meses atrás

Implantação de motoboxes em Goiânia tem como objetivo central a segurança e agilidade no trânsito

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) investiu na construção de melhorias para a mobilidade, contando com o trabalho de equipes para a revitalização e implantação de sinalização viária em todas as regiões de Goiânia. Além disso, houve a implantação de motoboxes e faixas elevadas para ampliar a segurança da população, melhorando o fluxo de pedestres e ciclistas.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz, foram realizados estudos e a criação de uma força-tarefa para que toda a cidade tenha sinalização adequada. “Mais de 350 bairros já receberam os trabalhos. Em 2023, foram realizados em média 300.000m² de sinalização viária na capital e mais de 2 mil faixas de pedestres foram revitalizadas e implantadas”, afirmou.

Publicidade

Outras iniciativas incluem ainda a sincronização dos semáforos, melhorias no corredor da T-7 e mudanças no sentido de vias, com novos corredores no Jardim América, na região do Novo Mundo, da 44, Alto da Glória e Vila Redenção.

Publicidade

Implantação de motoboxes

Publicidade

Não há especificidade no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para autuação aos condutores de outros veículos que param ou estacionam os veículos em motoboxes, segundo o diretor de Trânsito da Mobilidade, Horácio Ferreira. De acordo com ele, as autoridades contam com a “educação dos condutores dos demais veículos em entender que a via é um espaço público e que todos precisam ter responsabilidade com a segurança viária”.

De acordo com Horácio, os motociclistas não são obrigados a utilizar a faixa, mas os que desejarem devem chegar ao espaço sem comprometer a segurança viária, não comprometendo a segurança dos pedestres, ciclistas e outros condutores.

Publicidade

“O principal objetivo das faixas de espera para motocicletas, também conhecidas como motobox, é retirar os motociclistas do conflito maior no momento da saída dos veículos quando ocorre a face verde dos semáforos. Isso proporciona maior segurança aos motociclistas, a agilidade na liberação destes veículos no cruzamento, ao mesmo tempo em que proporciona segurança para os condutores de automóveis e outros veículos de maior porte”, afirma Horácio Ferreira.

Publicidade
Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.