Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 7 anos atrás

Implantação de biometria na Assembleia Legislativa de Goiás

Compartilhar

Publicidade

Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, José Vitti (PSDB) começou a dar andamento à implantação da biometria para trazer maior segurança no controle de presença dos deputados. A novidade começou a ser executada nessa quinta-feira (19), com a troca do painel eletrônico do Plenário Getulino Artiaga. A mudança reforça a linha de modernização e transparência defendida por Vitti desde o início de sua gestão, e evita qualquer tipo de dúvida sobre a presença dos parlamentares em suas atividades legislativas em plenário.

Publicidade

Os serviços estão sendo executados por técnicos da empresa que gerencia o sistema de painéis da Casa. O equipamento atualmente usado no plenário registra por meio de senhas a presença dos deputados nas sessões e o resultado de votações. A partir de agora, o novo painel, de tecnologia mais moderna, realiza o controle de registro de presença por meio da biometria (impressão digital) ou da palma da mão.

Publicidade

“Estaremos, dessa forma, garantindo a devida segurança e praticamente impossibilitando a ocorrência de fraude no procedimento de registro de presença dos deputados e também nas deliberações tomadas nesta Casa. Essa medida, além de atender às exigências de transparência e de eficiência na administração pública, irá conferir maior confiança na relação que esta Casa mantém com os cidadãos do nosso Estado”, ressaltou Vitti.

A expectativa é de que o painel eletrônico já adaptado ao novo sistema esteja instalado e em funcionamento já na próxima terça-feira, 24, quando haverá a primeira sessão plenária da semana registrada pelo novo equipamento. Também na terça-feira, os técnicos começam a adequar o painel eletrônico do Auditório Solon Amaral, onde acontecem as reuniões das comissões da Alego.

Publicidade

A substituição do sistema foi anunciada por Vitti como uma das medidas administrativas para trazer maior segurança e evitar episódios em que haja questionamento sobre o resultado de votações ou sobre a presença dos parlamentares nas sessões da Casa. 

{nomultithumb}

Publicidade