O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu inscrições para o processo seletivo destinado para pessoas que já possuem um curso superior e querem fazer uma nova graduação e para estudantes de outras instituições que queiram se transferir para o IFG. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site www.ifg.edu.br, até 4 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 75 e deverá ser paga até 5 de junho.
Ao todo são ofertadas 417 vagas distribuídas entre os câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia, cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Uruaçu e Valparaíso.
Os portadores de diploma poderão pleitear vaga em qualquer curso ofertado pelo Instituto. Quem desejam fazer transferência deve estar matriculado ou ter a matrícula trancada em outra instituição de ensino superior para dar continuidade aos estudos no mesmo curso ou graduação afim no IFG, conforme a tabela de áreas de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes).
No entanto, só é possível fazer a transferência a partir do segundo período dos cursos. A obrigação é de que sejam aproveitadas pelo menos três disciplinas do primeiro período. Além disso, o estudante não poderá ter concluído mais de 75% do curso para fazer a transferência.
A seleção será realizada em duas etapas, sendo a primeira com a realização de uma prova de redação e a segunda, análise curricular dos documentos exigidos no edital. A documentação deverá ser protocolada no câmpus em que pleiteia a vaga nos dias 26 e 27 de junho, as 8h às 18h, para ser encaminhada ao Centro de Seleção, na Reitoria do IFG.
A previsão é de que a prova de redação seja realizada em 18 de junho e o resultado da primeira etapa seja divulgado no dia 23. Atingindo pelo menos 30 pontos, o candidato passa para a segunda fase. Neste caso, o resultado deverá ser divulgado no dia 4 de julho. A expectativa é de que o resultado final seja publicado até 14 de junho.