Evento propõe imersão em busca de soluções inovadoras para o setor da indústria e oferece conteúdo sobre transformação digital e inovação
Novembro é mês de mergulhar no mundo da inovação no Desafio Indústria 2018. Entre os dias 23 e 25, no Salão de Eventos Daniel Viana, no 4º andar do Ed. Albano Franco, Casa da Indústria, no Setor Vila Nova, cem empreendedores e startupeiros estarão reunidos em uma maratona de programação e inovação (HackInnovation), que busca, em 36 horas, desenvolver soluções inovadoras para os desafios do setor industrial. O evento é idealizado e realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI).
O desafio tem como fim o desenvolvimento de ideias e soluções de impacto tecnológico e/ou modelo de negócios – produto físico, digital ou minimamente desenvolvido – e será realizado em regime de imersão. Os temas propostos são: Fábricas Inteligentes, Produtos e Serviços Inteligentes, Bioeconomia e Sustentabilidade, além de Materiais Avançados.
“Nosso objetivo é aproximar as startups das indústrias com soluções inovadoras para algumas problemáticas. Temos um banco de problemáticas levantadas pelo Senai em todo o Brasil, com mais de 800 prováveis desafios, os quais estamos filtrando e vamos trabalhar dentro das quatro temáticas propostas para o evento”, ressaltou a Coordenadora de Inovação do IEL Goiás, Lidiane Abreu.
São consideradas soluções inovadoras o desenvolvimento de novos produtos – incluindo a preparação da produção para inserção da nova solução no mercado – e de novos processos industriais – englobando a definição das atividades para sua implantação.
O DESAFIO
Foram selecionados cem (100) participantes entre 215 candidatos que apresentaram seus perfis. Nos dias do evento, após uma programação intensa de mentorias e prototipação, as soluções propostas pelas equipes serão apresentadas no modelo pitch – apresentação concisa do seu modelo de negócio com o objetivo de atrair os investidores.
As ideias passarão pela avaliação de uma banca de jurados especializados em inovação tecnológica, que definirá as três melhores. Também estarão de olho nos participantes investidores convidados, além de empresários, que formarão um grupo de ouvintes, no último dia do desafio, para conhecerem os produtos oferecidos.
O evento também terá uma palestra de abertura ministrada por Genésio Gomes, professor com foco em empreendedorismo e inovação da educação, além de dinâmicas promovidas por Paulo César Coutinho, consultor para Aceleração de Negócios, Transformação Digital e Inovação.
“Não será simplesmente uma maratona de programação e desenvolvimento de novos negócios. Também teremos conteúdo, com palestra do Genésio Gomes e dinâmicas com o Paulo César falando sobre transformação digital, lean startup, entre outros temas”, explica Lidiane. “Após o evento, vamos acompanhar as pessoas e as ideias lançadas para ver se podem ganhar corpo e as empresas que terão interesse em desenvolver essas ideias”, completa.
GENÉSIO GOMES DA CRUZ NETO
Professor apaixonado por empreendedorismo e inovação na educação. Doutor em Ciência da Computação pelo CIN/UFPE com ênfase em Tecnologias Educacionais. Professor de Empreendedorismo da Universidade de Pernambuco. Embaixador da Campus Party. Idealizador e CEO do Células Empreendedoras, programa educacional voltado a criação de ecossistemas de empreendedorismo e inovação social em Escolas, Universidades, Governos e Instituições Técnicas.
Finalista do Global Challenge Brasil 2018 (Singularity – Universidade da NASA de Inovação), além de diversos outros prêmios, entre eles: Educação Empreendedora Brasil (Endeavor), Educação Transformadora (Rede Global do Empreendedorismo) e Santander Universidades Empreendedorismo (Banco Santander).
O QUE É STARTUP?
É uma pequena empresa, que busca explorar atividades inovadoras no mercado, desenvolvendo um modelo de negócio escalável e repetível – aquele em que é possível expandir os ganhos e replicar a experiência de consumo de seu produto ou serviço sem aumentar as despesas na mesma proporção. O objetivo é atingir um grande número de clientes e gerar lucros em tempo reduzido, sem haver aumento de custos significativo.