Mais de 45% dos idosos e 43% dos deficientes anapolinos que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) – salário mínimo para aqueles que precisam de auxílio financeiro – ainda não se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico). Este cadastro deve ser feito, obrigatoriamente, até dezembro, e é fundamental para evitar o cancelamento do benefício.
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, em Anápolis, existem 5.094 idosos e 3.734 deficientes recebendo o benefício.
Para cadastrar, o responsável pela família – não precisa, necessariamente, ser o beneficiário, pode ser uma pessoa acima de 16 anos que more na casa – deve procurar um posto de cadastramento mais próximo de sua residência e levar os documentos pessoais de todos que moram na casa, especialmente o CPF.
BPC
O BPC é um benefício assistencial no valor de um salário mínimo para o idoso a partir de 65 anos e para pessoa com deficiência. Para recebê-lo, é obrigatório que a família esteja inscrita no CadÚnico e comprove ser incapaz de prover sua manutenção. Além disso, e a renda deve ser dividida pelo total de pessoas e deve ser menor do que um quarto do salário mínimo.
Postos de cadastramento
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda
Rua General Joaquim Inácio, nº 206 – Centro
Fone: 0800 646 1121
Cras Sul
Av. Pedro Ludovico, Qd. 20, Lt 19 – Jardim Ana Cláudia
Fone: (62) 3902-1539
Cras Leste
Av. Juscelino Kubitscheck, Qd. 12, Praça Jd. Alvorada
Fone: (62) 3902-1573
Cras Norte
Avenida do Estado – antiga Casa Brasil – Vila Norte/Recanto do Sol
Fone: (62) 3902-2639
– Rápido Jundiaí – Avenida Minas Gerais, Bairro Jundiaí.
– Rápido Jaiara – Avenida Fernando Costa, Vila Jaiara.
– Rápido Anashopping – Avenida Universitária, Vila Santa Isabel.
– Rápido Procon – Rua Estrela do Sul c/ Av. Belo Horizonte, Vila Góis.