A vacinação em Goiás que começa a partir desta segunda-feira (18/11) em Anápolis, será aplicada em idosos que vivem em abrigos e profissionais da saúde que atuam no enfrentamento direto à covid-19. Quem explicou foi o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO) em coletiva à imprensa no começo da tarde desta segunda-feira (18/01). Ele também destacou que os municípios do interior receberão imediatamente as vacinas para imunização.

“As pessoas que serão primeiramente vacinas serão as pessoas idosas que estão nos abrigos, e todos os lugares de longa permanência, como também os médicos que estão com os enfermeiros, técnicos, pessoal do transporte, ambulância, da limpeza, todo aquele que está no contato direto que compõe uma equipe para que o Hospital funcione, então, não será ainda, uma vacinação aberta à população. Será direcionada às pessoas que neste momento estão nessas casas de longa permanência”, destacou o governador.

Publicidade

Titular da secretaria de Saúde, Ismael Alexandrino detalhou os grupos que começaram a se vacinar neste primeiro momento. “Os idosos que estão em instituições de longa permanência, indígenas que estão aldeados, pessoas que tem deficiência física que também estão em instituições em longa permanência e profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento a covid-19”, pontuou.

Publicidade

Caiado também destacou que a vacinação na maioria das cidades do Estado, incluindo Goiânia, se iniciará hoje e terá Anápolis como ponto de partida. “Mas nós faremos a vacinação as 17h00 na cidade de Anápolis, mas você pode ter certeza que as 17h20 nós já estamos fazendo aqui também na cidade de Goiânia e a distribuição a carga acabou de ser descarregada agora no Aeroporto de Goiânia e irá para a Câmara Fria da Secretaria de Saúde onde será feito uma distribuição equitativa para as demais regionais”, pontuou. Um pouco antes, o secretário de Saúde da Prefeitura de Goiânia, Durval Pedroso disse que a imunização na capital começaria apenas na próxima quarta-feira (20/01).

Publicidade

O governador explicou que as equipes da Secretaria de Saúde já se prepararam para fazer a distribuição para as cidades Goiás à dentro e que para a maioria das cidades será feito por transporte terrestre. “[A SES-GO] No final, já se ocupou de fazer com que todos os insumos fossem distribuídos para as regionais. As regionais receberam percentualmente o número de vacinas para um primeiro momento e, apenas Campos Belos e Posse pela distância é que encaminharemos por avião, o restante será feito por caminhão refrigerado”, destacou.

Publicidade