Categorias: Economia

ICMS cidadão será lançado nesta quarta-feira

Cerca de 100 mil famílias cadastradas no programa Renda Cidadã terão incremento no benefício. Além do que já recebem, elas terão de volta o valor do ICMS pago nas compras do mês. A novidade faz parte do programa ICMS Cidadão, que será implantado nesta quarta-feira (31/1) pelo governador Marconi Perillo durante solenidade, às 14 horas, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

 

O ICMS Cidadão é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social,

da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), que promoverá a reversão dos créditos de ICMS por meio da Nota Fiscal Goiana. Assim, todas as vezes em que o usuário da Renda Cidadã pedir a inclusão, na nota fiscal de compras, do CPF cadastro no programa, o imposto pago será devolvido no mês seguinte diretamente na conta do contribuinte beneficiário.

 

A partir de estudos prévios, a equipe técnica da Secretaria da Fazenda identificou que o consumo mensal dessas famílias, em torno de R$ 700 reais, gera desembolso de ICMS de aproximadamente 12% do valor total das compras. Por isso, a restituição do imposto no cartão do Renda Cidadã será limitada ao valor médio mensal de R$ 73,70.

 

“Essa restituição corresponde a praticamente todo o valor pago em imposto no mês”, ressaltou o superintendente executivo da Receita, Adonídio Neto Vieira Júnior. Segundo o superintendente, “além de praticar a justiça fiscal beneficiando os que ganham menos, o ICMS Cidadão busca avançar na formalização dos comerciantes que atuam sem Inscrição Estadual”.

 

O ICMS Cidadão está previsto na Lei 19.947, de 29 de dezembro de 2017. O programa será mantido pelo Protege que é o fundo criado para fins de combate à fome e erradicação da pobreza, de natureza orçamentária, destinado a provisionar recursos financeiros às unidades executoras de programas sociais ou ações de relevante interesse social.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Gustavo Mendanha é anunciado como coordenador da campanha de Leandro Vilela em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, foi anunciado…

15/08/2024

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na…

15/08/2024

STF suspende pagamento de emendas impositivas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quarta-feira (14), a suspensão…

15/08/2024

Lojistas de Goiânia e Aparecida são suspeitos de comercializar peças de veículos furtados em MG

Nesta quinta-feira (15), a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão…

15/08/2024

Ministério da Saúde irá instituir comitê de operação de emergência para mpox, afirma Nísia Trindade

Na última quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o cenário de…

15/08/2024

Goiânia ocupa 1° lugar nos anos iniciais do Ideb

Goiânia é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), levantamento que mede a…

15/08/2024