No primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio Neves, 33,55%.
O empate técnico entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) também foi apontado pela pesquisa Ibope, divulgada hoje (15), para o segundo turno das eleições presidenciais. De acordo com o instituto, Aécio Neves tem 45% das intenções de voto e Dilma, 43%.
Brancos e nulos somam 7%. Os que não sabem ou não responderam, 5%.
Na pesquisa anterior, o tucano aparecia com 46%, enquanto a petista somava 44% das intenções de votos. A variação em relação ao levantamento divulgado nesta quarta-feira está dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.
Considerados os votos válidos, excluindo os votos brancos, nulos e indecisos, mesmo procedimento usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial, Aécio tem 51% e Dilma, 49%. Os percentuais são iguais aos alcançados tanto na pesquisa passada como nas duas feitas pelo Instituto Datafolha neste segundo turno.
O levantamento do Ibope foi encomendado pela TV Globo. Foram entrevistados 3.010 eleitores, entre os dias 12 e 14 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01097/2014.
No primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio Neves, 33,55%. Enquanto a candidata do PT ganhou em 15 estados, o candidato do PSDB foi vencedor em dez.
Rejeição
O levantamento do Ibope aponta 37% de rejeição ao ex-governador Iris Rezende (PMDB). O governador e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), tem 3 pontos a menos, ou seja 34%. 20% dos entrevistados responderam que não há resistência aos candidatos e 12% não souberam responder.
A pesquisa também avaliou a administração de Marconi Perillo. 43% dos eleitores entrevistados aprovam a gestão do governador, enquanto 33% avaliam como regular. A avaliação negativa chega a 21%, e 3% não responderam.
Migração de votos
De acordo com a pesquisa, dentre os eleitores que votam em Vanderlan Cardoso (PSB) no primeiro turno das eleições, 39% declaram voto em Marconi e 35% optam por Iris. Os que anularão o voto ou votarão em branco somam 18% e 8% disseram estar indecisos.
O Instituto Ibope colocou no mesmo grupo os eleitores que votaram nos demais candidatos no primeiro turno ou que votaram nulo. 37% destes, agora afirmaram votar em Iris, 26% preferem Marconi. Já 28% responderam que votarão nulo ou branco, e 8% se disseram indecisos.
Entre os entrevistados que votaram em Marconi no dia 5 de outubro, 7% afirmam que mudarão de lado e votarão em Iris, e 5% dos que votaram primeiro em Iris, escolherão o tucano.
Presidência
O candidato do PSDB a Presidência da República, Aécio Neves, lidera a disputa pelo segundo turno, em Goiás, com 54% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Ibope. Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 37%.
Os eleitores que votarão em branco ou nulo, somam 6%, e os indecisos são 3%.
Considerando apenas os votos válidos, Aécio aparece com 60% e Dilma com 40%.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Aécio tem 53% das intenções de voto e Dilma, 35%. O índice de nulos ou brancos é de 6% e o de indecisos, também.
Sobre a avaliação da gestão presidencial, a avaliação positiva de Dilma Rousseff é de 34%, 31% consideram o governo regular e 33% reprovam a administração.