O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconheceu oficialmente a região do Entorno do Distrito Federal como uma nova Região Metropolitana no país. Na atualização dos Recortes Metropolitanos e Aglomerações Urbanas, divulgado pelo instituto na terça-feira (20), os 11 municípios goianos do Entorno do DF foram reconhecidos.
O Governo de Goiás celebrou a conquista junto a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF). A Secretaria específica foi criada para coordenar a interação entre os municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME) e as esferas federativas, como a União e o Distrito Federal, que influenciam diretamente as políticas públicas locais.
A titular da SEDF, Caroline Fleury, ressaltou a importância da medida para a gestão de políticas públicas. “Os municípios na divisa com o DF enfrentam desafios semelhantes em áreas como mobilidade, saúde e segurança pública, todos interligados ao dinamismo de Brasília. O estudo aprofundado dessa região pelo IBGE representa um avanço significativo para um território que, até recentemente, era visto como ‘nem Goiás, nem Brasília’”, ressaltou.
O governador Ronaldo Caiado (UB), destacou que a região do Entorno sempre foi uma preocupação da gestão. “O Entorno do Distrito Federal sempre foi uma das prioridades de nossa gestão e, agora, com esta medida, poderemos agir ainda mais para melhorar a qualidade de vida de todos que vivem na região”, disse.
A RME foi criada graças a sanção da Lei Complementar nº 181/2023, assinada pelo governador. As Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas são delimitadas por Lei Complementar Estadual, conforme a Constituição Federal de 1988, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. A criação ou extinção dessas regiões é competência dos Estados, conforme o parágrafo 3º do Artigo 25 da Constituição Federal.
A RME é a única nova região metropolitana criada no Brasil este ano, elevando para 77 o número total de regiões metropolitanas reconhecidas pelo IBGE. Atualmente, das 27 Unidades da Federação – Estados e Distrito Federal – apenas quatro não possuem Regiões Metropolitanas.