Publicidade
Notícias do Estado
| Em 1 ano atrás

Hugo recebe certificação de excelência em tratamento de AVC

Compartilhar

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) recebeu premiação da Angels Award pela excelência em tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), nesta quinta-feira (27). A certificação é dada pela World Stroke Organization (WSO) e pela Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares (SIECV).

A unidade de saúde é a primeira do Estado de Goiás a receber a certificação, entre instituições públicas e particulares. De acordo com o neurologista e coordenador do Projeto Angels no Hugo, Marco Túlio Pedatella, a certificação assegura aos pacientes do Hugo a qualidade e segurança indispensáveis na assistência hospitalar para o tratamento do AVC.

Publicidade

O médico explica que o atendimento rápido e eficaz nos casos de Acidente Vascular Cerebral é fundamental para diminuir possíveis sequelas ao paciente. “No Hugo, quando o paciente chega dentro das primeiras 4 hs e 30 minutos tem prioridade no atendimento. Hoje, o tempo de entrada do paciente até ele receber a medicação gira em torno de menos de 10 minutos. Esse tempo é comparado e melhor do que muitos centros de referência no Brasil e principalmente em países mais desenvolvidos, tornando o atendimento ao AVC no Estado de Goiás uma referência internacional”, afirmou o neurologista.

Publicidade

O WSO Angels Awards reconhece os hospitais que demonstraram um claro compromisso com o tratamento de AVC de qualidade e estabeleceram culturas e sistemas para apoiar a melhoria contínua. O Hugo implantou o Projeto Angels em março de 2023 e já realizou 212 trombólises, que é um processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea.

Publicidade

Atualmente, a emergência da unidade conta com a presença de neurologista 24 horas por dia, 7 dias da semana. O atendimento com alto padrão de qualidade proporcionou maior possibilidade de acesso ao melhor tratamento disponível para pacientes com AVC isquêmico na fase aguda, propiciando menor índice de mortalidade e morbidade no Hugo.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Tags: Hugo