Homenagem realizada pelo Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) às famílias de doadores de órgãos é destaque em reportagens no portal G1 e no Jornal Hoje, ambos da Rede Globo, nesta quinta-feira, 24. Os parentes dos doadores receberam rosas e uma carta de agradecimento.
De acordo com números da Central de Transplantes de Goiás, instalada no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), no ano de 2014 foram realizados cerca de 945 transplantes no Estado. Esse número ainda não é suficiente para suprir toda a demanda. Atualmente, mais de mil pessoas esperam por um ou mais órgãos.
De janeiro a agosto deste ano, foram realizadas 852 doações de córneas, 402 de rins, uma de coração e oito de pâncreas e rins em Goiás. As 1.263 cirurgias nesse período superaram as 1.237 em 2014, resultado que é comemorado pelo gerente da Central de Transplantes, Luciano Leão. “No ano passado, pouco mais de 10% das famílias aceitavam as doações. Hoje, esse quantitativo dobrou”, justifica.
Segundo a reportagem, o Brasil teve o melhor 1º semestre da história em número de doadores. No período em 2014, foram realizados 1.289 transplantes. E, em 2015, o número chegou a 1.338 transplantes.