Londres – O HSBC, alvo de escândalos envolvendo possíveis casos de evasão de divisas, divulgou neste domingo um pedido público de perdão. No documento, a instituição afirma que a tempestade de críticas midiáticas que se seguiram às acusações de que o banco teria ajudado clientes ricos a burlarem o pagamento de impostos tem sido uma “experiência dolorosa”.
O diretor-presidente da empresa, Stuart Gulliver, disse que as alegações se referem a práticas históricas que não são mais usadas pelo HSBC. Em uma página publicitária divulgada por jornais britânicos, ele garantiu que a instituição “não tem mais vontade” de ajudar clientes que tentam escapar do pagamento de impostos.
Na carta, endereçada a clientes e funcionários, Gulliver afirma que o banco “precisa entender que as sociedades que serve esperam mais de nós. Nós, portanto, pedimos desculpas sinceras.”
A popularidade do HSBC ficou abalada no começo da semana passada, quando documentos vazados de processos entre 2005 e 2007 mostraram que o banco teria ajudado clientes a evitarem o pagamento de impostos. (Fonte: Associated Press; Estadão Conteúdo)
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