Vacina agora é oferecida na rede pública de saúde
Começa nesta segunda-feira, dia 10, à Campanha de Imunização Contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A campanha, que continua até o dia 10 de abril, tem como público-alvo meninas de 11 a 13 anos, que receberão três doses da vacina. A vacinação vai ser feita nas unidades de saúde e em escolas públicas e privadas de Goiânia.
No período da campanha, estarão envolvidas 73 unidades de saúde, 410 escolas públicas e privadas, que oferecerão a vacina às suas alunas, e aproximadamente 900 trabalhadores de saúde.
Para receber as doses vacina, as pacientes devem levar no dia a caderneta de saúde da adolescente ou o cartão de vacinas e um documento de identificação.
As alunas, após autorização prévia dos pais, receberão a vacina na data agendada pela Secretaria de Saúde em sua escola. Caso os pais não autorizem a vacinação de suas filhas nas escolas, eles vão poder levá-las até a unidade de saúde mais próxima.
A primeira dose da vacina será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias anos de idade, em unidades básicas de saúde e escolas, a partir de 10 de março.
A segunda dose será administrada seis meses após a primeira, e a terceira e última aplicação da vacina será oferecida cinco anos após a primeira dose.
Os subtipos do HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo.