O Hospital Estadual de Formosa (HEF), que atualmente passa por obras de reforma e ampliação predial, terá a capacidade de atendimento triplicada após conclusão. A unidade de saúde que fica instalada no Entorno do Distrito Federal segue em ritmo acelerado de obras para que as primeiras entregas sejam feitas ainda este ano.
Para 2024 estão previstas as inaugurações do Pronto-Socorro Geral e Ala Psiquiátrica. A quantidade de leitos, que até então é de 85, vai subir para 298. Além disso, também estão sendo feitas obras no Ambulatório, no Centro Cirúrgico e no Pronto-Socorro Pediátrico. Outro destaque é a construção de um Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico, que contará com: 2 consultórios; 2 leitos de observação e 4 leitos de medicação.
A partir da construção, a unidade será uma das únicas da região a disponibilizar atendimento especializado, gratuito e de alta qualidade para atender às necessidades das mulheres. A nova estrutura será referência para descentralizar os serviços de saúde no estado.
Além da parte voltada para a saúde da mulher, a unidade contará também com uma área específica para saúde mental. A nova ala psiquiátrica está prevista para ser entregue ainda este ano e contará com oito leitos de internação, divididos igualmente entre masculinos e femininos. O serviço já está em funcionamento desde maio deste ano, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e psiquiatras, oferecendo suporte integral aos pacientes internados.
São desenvolvidas diversas atividades terapêuticas, incluindo arteterapia, musicoterapia, passeios internos e externos, além de jogos, todas projetadas para proporcionar conforto e bem-estar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o início dos atendimentos, foram realizadas 16 internações e concedidas 14 altas, demonstrando a eficácia e o impacto positivo do tratamento.
A Saúde de Goiás esclarece que, mesmo em meio ao cronograma de obras, nenhum serviço deixou de ser realizado no HEF. De janeiro a junho deste ano, foram ao todo 50.631 mil atendimentos. A cada mês são realizados, aproximadamente, mais de 8 mil atendimentos no Pronto-Socorro.