Publicidade
Cidades
| Em 9 meses atrás

Hospital e Maternidade Célia Câmara ganha dez novos leitos e ampliação do laboratório

Compartilhar

O Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) comemora quatro anos de funcionamento nesta quarta-feira (10). Em celebração, a unidade ganhou dez novos leitos e ampliou o laboratório de análises clínicas.

A unidade, localizada no Conjunto Vera Cruz I, em Goiânia, recebeu novos leitos no Alojamento Conjunto (Alcon), que abriga mães e seus bebês, do parto até o momento de alta. Além disso, o laboratório foi ampliado graças a transferência feita da Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), na Vila Redenção, para a unidade Célia Câmara. Agora, os trabalhadores do setor terão espaço mais amplo e adequado para a realização dos exames médicos.

Publicidade

De acordo com o diretor-geral do HMMCC, Marcelo Cupertino, o atendimento oferecerá mais privacidade ao pacientes, principalmente às mamães e bebês. “A ampliação vem para a humanização ainda mais do atendimento na unidade, para dar dignidade, segurança e privacidade às pacientes”, ressaltou.

Publicidade

Conforme antecipado pelo secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, há um projeto de ampliação da unidade, pela sua concepção arquitetônica que, inicialmente, serviu de amparo a pacientes durante a pandemia da Covid-19. “Agora é hora de retomarmos o plano inicial, e transformá-la para um melhor atendimento, com o oferecimento de serviços de excelência, pela potencialidade que a estrutura tem”, afirmou.

Publicidade

Pollara ressaltou, ainda, que o oferecimento de novos serviços se dará de forma gradativa, em áreas com endocrinologia, vascular, menopausa e prevenção do câncer, entre outras. “Tudo o que se refere à mulher será atendido na unidade”, disse.

Desde a sua abertura, em 2020, o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara já realizou 7,8 mil partos; 5,7 mil consultas eletivas; 672,3 mil exames laboratoriais e outros 47,3 mil de imagem; 223 cirurgias eletivas; 50,6 atendimentos gerais e 2,5 mil registros de cartório. A unidade é gerida pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) e, atualmente, conta com 845 colaboradores.

Publicidade
Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.