O presidente Michel Temer e o prefeito Gustavo Mendanha entregam à população o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP). A unidade, que irá atender todos os moradores da cidade e ainda será referência para 55 municípios da região Centro-Sudeste, vem para complementar a rede de urgência e emergência do município.
Para o prefeito Gustavo Mendanha o hospital vai ser o responsável por “nos vamos finalmente entregar a obra mais importante do meu mandato, nos vamos mostrar que a saúde em Aparecida deu um grande salto, eu já vou anunciar com a inauguração do hospital e com a inauguração do centro de especialidades no dia 15 de janeiro nós vamos fechar o ciclo de saúde dentro de aparecida, nós não vamos mais precisar de Goiânia ou da iniciativa privada”
O Hospital Municipal de Aparecida tem 230 leitos, sendo 30 UTI´s, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos. A unidade abrigará os primeiros leitos de internação pediátrica da cidade, evitando assim o deslocamento intermunicipal de quem precisa do serviço.
A expectativa é de que com o funcionamento do Hospital as filas de acesso à cirurgia no município sejam reduzidas, bem como o tempo de espera para liberação de vaga de UTI.
No local, serão realizados cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames, todos os meses. Serão oferecidas ainda cirurgia geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica.
Funcionamento da unidade
Para garantir a segurança do paciente, o funcionamento do HMAP ocorrerá em etapas. A partir da inauguração, a população terá acesso ao atendimento ambulatorial de clínica médica e cirúrgica.
Até o fim de janeiro de 2019, já estarão em funcionamento 60 leitos de enfermaria clínica, 20 leitos de UTI adulta, 20 leitos de urgência, duas salas cirúrgicas, laboratório clínico, radiologia, ultrassonografia, endoscopia e exames de diagnóstico.
O Hospital será gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social selecionada pela Prefeitura de Aparecida por meio de chamamento público e que deve realizar a contratação dos profissionais que atuarão no Hospital. Mais de 1,2 mil empregos diretos serão gerados.