Goiânia

Novo Hospital das Clínicas receberá pacientes com Covid-19

O novo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), receberá pessoas com Covid-19. Foram abertos 30 leitos de enfermaria e mais 30 leitos de UTI.  A administração do espaço será da Secretaria Municipal de Saúde com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc). Estão sendo utilizados R$ 19,1 milhões de emendas impositivas de 31 vereadores de Goiânia.

Para que o Município administre o local ainda que de forma provisória, houve uma autorização concedida pela direção da UFG. A unidade ainda não foi inaugurada e funcionará de forma, até o final de dezembro para acolhimento de pessoas vítimas da Covid-19.

De acordo com a Prefeitura de Goiânia, 300 profissionais entre médicos, enfermeiros e nutricionistas, além de servidores técnico-administrativos atuarão no HC já nesta primeira semana. Caso a unidade amplie a capacidade de internação para os 300 leitos previstos em capacidade máxima, o quantitativo de profissionais exclusivos poderá chegar 1.500 servidores.

 “Foi uma decisão da Universidade Federal de destinar temporariamente e em seguida voltamos com o plano original, com a transferência do HC para este prédio e a inauguração entre dezembro e janeiro. É uma estrutura que já está pronta, não foi inaugurada em função da pandemia, mas que vai atender pacientes com a Covid-19”, relatou o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira.

Alguns parlamentares estavam preocupados com a destinação das emendas. Determinados vereadores defendiam a aplicação dos recursos em obras, principalmente nas bases eleitorais. No entanto, houve um entendimento da maior parte dos vereadores para que ocorresse a liberação dos recursos para o enfrentamento da Covid-19.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) avaliou que houve união de esforços para que ocorresse a utilização do espaço para o enfrentamento da Covid-19. “Tivemos a humildade através do nosso secretário de governo de procurar a Câmara Municipal e nenhum vereador se opôs para abrir mão de R$ 19 milhões para aplicar na abertura de novos leitos de UTI. Eu devo ressaltar que a Câmara deu um exemplo”, comentou o prefeito.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024