O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) deve receber na noite desta segunda-feira (18) 14 pacientes com covid-19 oriundos de Manaus. O voo que transporta os doentes deixou a capital do Amazonas às 15h e é aguardado em Goiânia às 18h.
Assim que chegarem ao HC-UFG, os pacientes serão encaminhados para leitos de UTI, onde serão avaliados e monitorados durante algumas horas pelos profissionais de saúde.
Quem apresentar sintomas mais graves permanecerão na UTI. Os demais, com quadro moderado, serão encaminhados às enfermarias, no 12º andar da nova estrutura do HC-UFG.
Todos os ambientes são montados com leitos elétricos e com todo o aparelhamento necessário para o tratamento de pessoas com o Sars-Cov-2, como ventiladores mecânicos, oxímetros, bombas de infusão e materiais para ventilação não invasiva. As enfermarias comportam 1 ou 2 leitos, possuem banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, climatização e sistema de segurança por câmera.
Pelo menos 80 profissionais temporários da área assistencial foram recrutados para atuarem no HC-UFG na linha de frente no tratamento dos amazonenses. Estes profissionais receberam todo treinamento necessário para a assistência integral aos pacientes de Manaus.
As ambulâncias do Samu, que farão o transporte dos pacientes do aeroporto para o HC, entrarão pelo portão da Primeira Avenida, que dá acesso ao estacionamento coberto do novo prédio.