Notícias do Estado

Hospitais e Policlínicas do Estado terão prontuários e boletins médicos eletrônicos

A Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), terá prontuários eletrônicos nos Hospitais, Policlínicas e no Hemocentro. A tecnologia investida no projeto Saúde Digital – Prontuário Único com Base Unificada (PEP) promoverá maior controle de procedimentos e maior eficiência no atendimento aos pacientes.

O sistema permitirá o acesso dos dados na nuvem, com sistema de gestão hospitalar em uma única base de dados, compartilhada entre as unidades de saúde do Estado. A nova tecnologia unificará as informações, evitando a repetição de exames e encaminhamentos a especialidades já atendidas anteriormente, proporcionamento maior eficiência e agilidade nos atendimentos.

O projeto envolve um Hemocentro, 23 hospitais e 6 Policlínicas, de forma regionalizada e está em processo contínuo de atualização, com acesso aos prontuários sem a necessidade do documento físico. De acordo com a gerente de Avaliação das Unidades Próprias e Conveniadas da SES, Roberta Leão Mesquita, a melhoria padronizará os documentos. “Uma vez implementada, a proposta segue com processos de melhorias contínuas, como padronização de documentos eletrônicos e atualização de documentos para certificações de qualidade”, explica.

Boletim Médico

Além do novo modelo de prontuário digital, também foi implementado o boletim médico eletrônico, modernizando a consulta do quadro clínico dos pacientes internados nas unidades de saúde estaduais. Os familiares podem consultar o serviço por meio do Portal Expresso, informando o número de protocolo e senha disponibilizados pela instituição no momento da internação.

O boletim eletrônico do paciente foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia, da Superintendência de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade (Sutis/SES-GO), com a contribuição da Coordenação de Atenção Hospitalar da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais/SES-GO), integrada ao sistema de gestão hospitalar.

As informações médicas são atualizadas diariamente por profissionais de saúde que fazem o atendimento dos pacienes, conforme o quadro clínico. Desta forma, o tempo de espera e a burocracia para recebimento de informações dos internados é diminuída.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024