Categorias: Cidades

Horário de verão aumenta incidência de infarto em 8,5%

Pesquisa feita pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aponta que o horário de verão aumenta o número de morte por infarto em 8,5%. O estudo “Horário de Verão e a incidência no infarto agudo miocárdio” revela que a mudança no relógio biológico causa mais irritação, mau humor, sensação permanente de cansaço, sonolência, desatenção e sensação de sonolência, entre outros sintomas.

Segunda a médica do trabalho Patrícia Montalvo Moraes, que atende no Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Estado de Goiás (Seconci-GO), não existem estudos concretos que avaliem o custo-benefício da implantação do novo horário. Por outro lado, os efeitos negativos são comprovados pela medicina.

“A adaptação varia muito de cada pessoa, afinal é uma predisposição genética. Dormir menos faz com que indivíduos levem mais tempo para se concentrar. Essa desatenção pode gerar retrabalhos, prejuízos – uma vez que a pessoa levará mais tempo para concluir uma tarefa simples – e até acidentes”, ressalta a médica.

De acordo com a médica, refazer a rotina pode levar a uma situação de estresse que pode ser ampliada uma condição social de risco.

“Sair de madrugada, no escuro, aumenta a sensação de insegurança, o que pode gerar impacto na qualidade de vida da pessoa e estresse suficiente para impactar as outras atividades do indivíduo”, afirma Patrícia.

Para o engenheiro do trabalho Valdivino Paulo, trabalhadores que realizam serviços, como operários e auxiliares de serviço gerais, são um dos que mais sofrem com a alteração do horário. Segundo o engenheiro, é recomendada a adoção de ações que podem minimizar os impactos negativos da mudança.

Paulo explica que as pessoas ficam mais sonolentas, com falta de atenção, e isso pode gerar mais ocorrências de insegurança. “Pensando nisso, as empresas podem adaptar seu cronograma de atividades, colocando tarefas mais leves no início do dia, deixando atividades mais intensas para mais tarde”, orienta engenheiro.

Leia mais:

 

Larissa Laudano

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024