Um homem de 45 anos foi detido na madrugada desta quarta-feira (19), na BR 153, em Uruaçu, norte goiano, com uma espingarda e transportando aves silvestres. Ele estava em um ônibus interestadual que seguia de Goiânia para Marabá(PA) quando foi parado na unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Em operação conjunta com a Polícia Militar de Goiás, durante fiscalização a veículos de transporte de passageiros, os policiais suspeitaram do nervosismo exagerado de um dos passageiros. Ao verificar o bagageiro do ônibus, os policiais encontraram cinco pássaros aprisionados em caixas e uma espingarda, calibre .22, escondida dentro de um cano PVC.
Questionado sobre os animais e a arma o homem afirmou que seriam dele e não prestou mais nenhuma informação. Dentre as espécies de pássaros encontradas a equipe identificou três canários belga, um curió e um azulão.
O suspeito foi preso e conduzido para polícia civil de Uruaçu onde deverá responder pelos crimes de tráfico de animais e porte ilegal de arma de fogo. As aves foram encaminhadas pelos policiais miliares ao Batalhão Ambiental e, posteriormente, elas serão enviadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Goiânia.