No primeiro jogo das oitavas de final, neste sábado, no Estádio Internacional Khalifa, a Holanda tem uma tarefa exigente pela frente, diante de uma seleção dos EUA cheia de energia.
Os holandeses venceram o Grupo A com sete pontos, registrando vitórias por 2 a 0 sobre Senegal e Qatar e empatando em 1 a 1 com o Equador. Também têm mais tradição – três vice-campeonatos mundiais ao todo –, mas os EUA têm motivos para mostrar confiança, após saírem invictos da fase de grupos, com empates com o País de Gales e a Inglaterra e uma vitória decisiva por 1 a 0 sobre o Irã.
O objetivo dos americanos agora é passar para as quartas de final pela primeira vez desde a Coreia/Japão 2002. Seu bom desempenho defensivo os deixa animados – só sofreram um gol até o momento –, mas terão a tarefa de tentar impedir Cody Gakpo de marcar pela quarta partida seguida no Qatar 2022.
Sábado, 3 de dezembro, 12h de Brasília (15h de Lisboa; 18h de Doha
Estádio Internacional Khalifa
A grande notícia para os EUA é que Christian Pulisic tem esperanças de jogar, depois de sofrer uma lesão na pelve ao marcar o gol da vitória sobre o Irã na noite de terça-feira. O técnico Gregg Berhalter pareceu otimista na entrevista coletiva prévia ao jogo na sexta. “Vamos ver como ele está no centro de treinamento hoje. O que acho é que ele parece estar bem, mas precisamos vê-lo hoje no treino para confirmar isso”, disse.
Holanda: Andries Noppert; Jurrien Timber, Virgil van Dijk e Nathan Aké; Denzel Dumfries, Marten de Roon, Frenkie de Jong e Daley Blind; Davy Klaassen; Memphis Depay e Cody Gakpo. Estados Unidos: Matt Turner; Sergiño Dest, Cameron Carter-Vickers, Tim Ream e Antonee Robinson; Tyler Adams, Yunus Musah e Weston McKennie; Christian Pulisic, Josh Sargent e Timothy Weah.
A Holanda ganhou quatro dos cinco encontros anteriores dos dois conjuntos, começando com uma vitória por 2 a 0 em Miami em fevereiro de 1998, quando Ronald de Boer e Clarence Seedorf marcaram. O placar foi o mesmo quando se enfrentaram em maio de 2002, antes da Copa do Mundo na Coreia e no Japão, com gols de Roy Makaay e Andy van der Meyde sobre uma equipe dos EUA que contava como jogadores com o atual técnico Gregg Berhalter, o atual gerente-geral da equipe, Brian McBride, e o atual diretor esportivo da federação nacional de futebol, Earnier Stewart.
A Holanda ganhou mais dois amistosos sobre os EUA em casa, primeiro em fevereiro de 2004 (1 a 0) e em março de 2010 (2 a 1). No encontro mais recente entre ambos, em junho de 2015, os EUA finalmente levaram a melhor, virando um 3 a 1 desfavorável a 20 minutos do fim para uma vitória por 4 a 3, com um gol de Bobby Wood aos 45 do segundo tempo.
(Conteúdo – Fifa)