Holandeses e argentinos disputam as quartas de final da Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, buscando a classificação para as semifinais, em que enfrentarão o vencedor da partida entre Brasil e Croácia.
A Argentina conseguiu terminar na liderança do Grupo C. Nas oitavas, superou a Austrália por 2 a 1 com grande atuação de Lionel Messi.
A Holanda, por sua vez, avançou na primeira posição do Grupo A e não demorou a deixar os americanos pelo caminho. A vitória por 3 a 1 contou com um Memphis Depay inspirado.
Sexta-feira, 9 de dezembro, às 16h de Brasília (19h de Lisboa, 22h hora de Doha)
Estádio Lusail
No lado argentino, Ángel Di Maria é dúvida. O meia da Juventus não jogou contra a Austrália por causa de uma sobrecarga muscular e ainda não foi confirmado para a partida desta sexta-feira.
Já os holandeses devem entrar em campo com a mesma equipe que derrotou os Estados Unidos para avançar às quartas de final do torneio.
Holanda: Andries Noppert; Jurrien Timber, Virgil van Dijk e Nathan Aké; Denzel Dumfries, Marten de Roon, Frenkie de Jong e Daley Blind; Davy Klaassen; Cody Gakpo e Memphis Depay. Argentina: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Nicolás Otamendi e Marcos Acuña; Rodrigo De Paul, Enzo Fernández e Alexis Mac Allister; Ángel Di María (Alejandro Gómez), Julián Álvarez e Lionel Messi.
Argentina e Holanda já se encontraram em nove ocasiões. O retrospecto é melhor para a seleção europeia, que tem quatro vitórias, enquanto os sul-americanos venceram uma vez. Os outros quatro jogos terminaram empatados, inclusive o mais recente: nas semifinais da Copa de 2014, no Brasil, os argentinos conseguiram avançar à final nos pênaltis.
Louis Van Gaal, técnico da Holanda “Temos uma conta pendente com a Argentina pelo que aconteceu há duas Copas atrás.” Lionel Scaloni, técnico da Argentina “Ele [Louis Van Gaal] é uma eminência. É um orgulho enfrentá-lo. É um treinador cujas realizações todos já conhecem. Esses são os prazeres que o futebol nos dá.”
(Conteúdo – Fifa)