Hoje ocorrem em todo o Brasil ações de combate à Dengue e Chikungunya como parte da campanha nacional.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) vai realizar visitas às casas de moradores dos bairros Jardim Nova Esperança, Vila Finsocial e Vila Mutirão.
Os três bairros foram selecionados por apresentar um número alto de casos de dengue. Para combater o mosquito, os agentes de saúde vão orientar os moradores sobre como eliminar criadouros.
As ações do dia D de combate à Dengue e Chikungunya ocorrem também no Parque Mutirama, a partir das 9 horas, com a exposição das obras de arte do artista plástico Siron Franco sobre a dengue e com distribuição do Gibi “Dengue e Chikungunya: Aqui não” para as crianças no local. Até o dia 5 de fevereiro foram registrados em Goiânia 3.430 casos de dengue e nenhum óbito. Já em relação à chikungunya, há na cidade 3 casos confirmados, todos em que as pessoas se contagiaram em outros países.
Fumacê
Flúvia Amorim afirma que o fumacê vai voltar a circular em algumas regiões de Goiânia que apresentaram grandes número de casos, como os bairros Jardim Nova Esperança, Vila Mutirão, Finsocial e na região Sudoeste. O fumacê apenas é utilizado quando há um aglomerado de casos, uma vez que mata os mosquitos em sua fase adulta e não elimina as larvas dos criadouros. A prevenção aos focos de mosquito da dengue – não deixar água parada e acumulada, continua a ser o melhor método para evitar casos de doença, segundo a diretora.