Publicidade
Geral
| Em 8 meses atrás

HMAP recebe certificação nacional que destaca excelência das UTI’s

Compartilhar

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), em Aparecida, estão entre as melhores do Brasil. A unidade de saúde mantida pela Prefeitura e administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, recebeu, na última quinta-feira (18), o “Selo Eficiente de Melhores UTI´S do Brasil – AMIB/EPIMED” referente ao ano de 2023.

A certificação destaca UTI’s com alta performance no país. O selo de excelência é concedido desde 2016, numa parceria entre a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a Epimed, e ressalta a excelência e a eficiência em diversos níveis das UTI’s na assistência à população no Sistema Único de Saúde (SUS). A certificação reconhece o alto nível atingido em indicadores da Matriz de Eficiência: Taxa de Mortalidade Padronizada e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizados, considerando múltiplos fatores e a gravidade de cada paciente.

Publicidade

Em todo o Brasil, participaram do processo de obtenção do selo 505 hospitais (públicos e privados) com o total de 1.087 UTIS avaliadas. Ao todo, 258 hospitais foram premiados, correspondendo a 459 UTI´S (42%), sendo 257 com o nível máximo “Top Performer” e 202 com o nível “Eficiente”.

Publicidade

Construção conjunta

A entrega oficial da certificação no HMAP foi feita pela coordenadora médica da SMS, Kátia Bonfim, que comemorou a conquista. “Este é um reconhecimento da qualidade da assistência prestada e da melhoria dos processos nos últimos anos. Com isso, estamos no grupo das melhores UTI’s do Brasil. É o resultado de um trabalho árduo que se reflete também numa melhoria da rede de urgências e emergências do município. Estamos tendo melhores desfechos para os tratamentos e com índices de mortalidade extremamente baixos”, disse a coordenadora.

Publicidade

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, ressaltou a qualidade do serviço prestado no HMAP e reconheceu a atuação dos colaboradores da unidade. “Estamos cuidando das pessoas com uma saúde pública do nível do setor privado, muitas vezes até melhor. Em outra avaliação de destaque, o HMAP já foi reconhecido como o 18º melhor no ‘Ranking de Clínicas e Hospitais da América Latina’, sendo também o 5º melhor hospital brasileiro dentre os 20 primeiros colocados, o 2º da rede pública do País e o 1º do Centro-Oeste do Brasil. Aparecida merece esse trabalho e vamos seguir avançando sempre”, pontuou Mariano.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães também reforçou a atuação das equipes. “Nossos profissionais atuam com alto rigor técnico e científico, permanentemente sendo capacitados e atualizados, visando a segurança e a eficiência ao longo de todos os processos. Esse selo é mais uma prova desse compromisso”, afirmou.

Publicidade

O diretor médico do projeto Governança Clínica Brasil da Epimed, Maurício Velasco, enfatizou a importância do selo. “São poucos os hospitais que recebem isso e dentre os principais indicadores que levaram a essa certificação está a diminuição da taxa de mortalidade padronizada para a gravidade do doente. Há indicadores no HMAP que são até melhores do que os do serviço privado, acompanhamos esses dados aqui desde 2022 e a melhoria gradual. Tudo isso significa mais segurança, saúde, acesso facilitado para a população e menor risco de complicações dentro do hospital”, pontuou.

Por fim, o diretor médico do HMAP, Joan Rodrigues, destacou os índices alcançados pela unidade de saúde. “Em menos de dois anos de gestão do Einstein aqui conseguimos reduzir a mortalidade em mais de 50%. Conseguimos mais que dobrar o acesso às UTI’s, internando mais pacientes com menor tempo de internação. Agora vamos continuar nos aprimorando para conseguir o selo de Top Performance e ficar num grupo ainda mais seleto de UTI’s. Hoje o HMAP é o primeiro hospital público sob a gestão do Einstein que tem um selo de UTI Eficiente”, ressaltou o diretor.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.