Durante hangout realizado nesta quarta-feira (9), a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, informou aos internautas que o Estado fará um concurso ou processo seletivo para a contratação de novos professores. No entanto, a secretária disse que ainda não há data para a divulgação.
“Estamos encaminhando. O Estado está em um momento difícil, o Brasil está em um momento difícil. Mas, com certeza, haverá processo seletivo, haverá concurso, que é o que as pessoas desejam, mas não tenho como afirmar agora. Essa decisão não é minha, é do governo, e o governador, no momento certo, autorizará a realização de concursos”, disse.
No primeiro bate-papo com internautas, realizado no dia 17 de fevereiro, Raquel Teixeira afirmou que o Estado faria concurso público para atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Na ocasião, a secretária também não informou data, só explicou a necessidade de atender à legislação.
“Concurso público é uma legislação federal. A LDB já fala da obrigatoriedade e foi reforçada com o Plano Nacional de Educação II, que dá, inclusive, o tempo de até 2020 para que 90% dos professores das redes sejam concursados”, disse à época.
Questionada sobre o pagamento do piso nacional dos professores, a secretária também afirmou que será pago de forma retroativa a janeiro. “O piso nunca deixou de ser pago em Goiás e este ano, como em todos os outros anos anteriores, será pago retroativamente a janeiro”.