Estudantes e profissionais das áreas de tecnologia e informática, engenharia, administração, entre outras, estão desde a última sexta-feira, 11, reunidos na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, participando da Hackatona Let’s GO.
Após mais 24 horas de trabalho, a manhã deste domingo,13, dos mais de 50 participantes começou com uma dinâmica de relaxamento. Ao todo serão cerca de 54 horas de trabalho.
A hackatona faz parte do Let’s GO, organizado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), por meio do Programa Inova Goiás,e da Controladoria Geral do Estado (CGE). O foco da hackatona é buscar sugestões de melhoria de acesso às informações publicadas no site Goiás Transparente (www.transparencia.go.gov.br) e disponíveis na base de dados públicos de todo o governo.
Para o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, o evento é uma forma de convocar a população a exercer a sua cidadania. “O Governo de Goiás está convidando inovadores da sociedade civil para uma oportunidade de empreender e exercer a cidadania ativa em benefício de todos. O governo é transparente, mas temos que nos perguntar sobre a facilidade de acesso a esses dados. Nesse sentido, esperamos que essa hackatona nos apresente novas e boas ferramentas”, define.
No apoio aos participantes estão oito tutores, dez mentores e cinco facilitadores. Tatiana Coelho, designer deserviços, administradora, mestre em sustentabilidade e gestora de Projetos, veio de São Paulo colaborar com o evento como facilitadora dos grupos organizados. Segundo ela, que já participou de diversos eventos como este, o nível encontrado aqui está excelente.
Let’s GO
Hoje à noite, às 18 horas, acontece a primeira palestra do Let’s GO com Marcelo Tas, apresentador do canal GNT, da Rede Globo, que vai falar sobre “Inovação: a criatividade na era digital”. Até terça-feira (15/12) o evento traz, com participação gratuita para a população, diversas palestras e paineis.