Publicidade
Política
| Em 2 anos atrás

A uma semana das eleições, diferença entre Marconi e Waldir cai para 2,9 pontos

Compartilhar

Na semana da realização das eleições de 2022, no próximo dia 2 de outubro, a vantagem do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) sobre o deputado federal Delegado Waldir Soares (União Brasil) caiu para 2,9 pontos percentuais. É o que mostra a quinta rodada da pesquisa Diário de Goiás realizada pela Diagnóstico Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (26/09).

O tucano, que busca a única cadeira ao Senado Federal, tinha, quando a Diagnóstico começou a ir às ruas no dia 10 de agosto, 5,4 pontos de vantagem sobre o deputado federal. A diferença chegou a 7,6 na terceira rodada e voltou a cair para 6,5 no último levantamento.

Publicidade

Nesta rodada, no entanto, Perillo pontua com 20,3 pontos percentuais ante a 17,4% do deputado federal. O empresário bolsonarista Wilder Morais consolidou-se na terceira posição com 7 pontos percentuais. Ele tinha 5,9% no levantamento anterior.

Publicidade

O deputado federal João Campos (Republicanos) que busca um lugar no senado na chapa do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (Patriota), agora aparece com 6,1% das intenções de voto. Ele tinha 5,9% no levantamento anterior. Atrás, aparece Alexandre Baldy com 4,6%. O presidente do PP em Goiás e ex-ministro das Cidades, tinha 4,2% na pesquisa de uma semana atrás.

Publicidade

O presidente do PSD em Goiás, professor Vilmar Rocha tem 3,2% das intenções de voto, seguido pela ex-deputada estadual Denise Carvalho (PCdoB) com 2,3% das intenções de voto. 

Leonardo Rizzo, do Novo, e Manu Jacob, do Psol, complementam a lista de candidatos com 0,7% e 0,6%, respectivamente. Nenhum/ Branco ou nulo representam 17% das intenções de voto enquanto não sabem ou não quiseram opinar são 20,8%.

Publicidade

68,3% não sabem ou não quiseram opinar, na espontânea

O número daqueles que não quiseram opinar ou não sabem o voto, de acordo com o levantamento espontâneo, continua alto e lança dúvidas sobre o resultado da eleição para senador. Há uma semana das eleições, são 68,3% que ainda não definiram seus candidatos ao Senado Federal. Brancos ou nulos, representam 3,8%.

Na modalidade onde os entrevistados não veem os nomes dos candidatos na cartela, também é observador o empate técnico em que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) tem 7,9% das intenções de voto, indíce próximo ao do deputado federal Delegado Waldir que aparece com 7,4%.

O empresário bolsonarista tem 4,6% das intenções de voto enquanto João Campos aparece com 2,9%. Alexandre Baldy, do PP, tem 1,6%. Vilmar Rocha e Denise Carvalho aparecem com 1,3% e 1,1% das intenções de voto. Outros nomes não ultrapassam os 1%. 

36% do eleitorado não rejeitam ninguém

O ex-governador Marconi Perillo lidera o índice de rejeição na corrida ao Senado com 30,6%. A diferença para Waldir é de 17,6 pontos. O deputado federal tem 13,6% da rejeição do eleitorado goiano.

João Campos, do Republicanos, tem 6,8% de rejeição, enquanto Denise Carvalho, 5,9%. Alexandre Baldy e Vilmar Rocha tem 5,6% da rejeição do eleitorado goiano.

Manu Jacob tem 5,4%¨enquanto Leonardo Rizzo, 5,2%. O empresário bolsonarista tem o menor índice de rejeição com 2,4% das intenções do eleitorado goiano. Não rejeita nenhum, 36,0% enquanto não sabem ou não quiseram opinar, 17%.

Estratificação

O ex-governador Marconi Perillo lidera entre todos os sexos (19,9% entre homens e 20,8%, mulheres). Delegado Waldir tem 18,7% do eleitorado masculino e 16,4% do eleitorado feminino. 

Delegado Waldir lidera entre o eleitorado que tem 35 a 44 anos (22,7%) e Marconi Perillo entre os jovens (19,7% entre 16 e 24 anos e 20,6%, entre 25 e 34 anos), e também entre os que tem 60 anos acima (24,1%).

Delegado Waldir lidera entre os que ganham acima de 10 salários mínimos (37,5%) enquanto o ex-governador Marconi Perillo tem preferência do eleitorado de até 3 salários mínimos (21,5%).

Enquanto o delegado Waldir lidera na região metropolitana de Goiânia com 24,1% das intenções de voto, o ex-governador Marconi Perillo tem a preferência de 25,9% do eleitorado no entorno do Distrito Federal. 

Metodologia

A pesquisa realizou 900 entrevistas presenciais entre os dias 21 e 25 de setembro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02835/2022 e, no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), com o número GO-08957/2022. Com intervalo de confiança de 95%, a margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos.

A aplicação dos questionários foi feita pelo método de amostragem por cotas, como sexo, faixa etária e região. Foram checados, no mínimo, 10% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores, seja posteriormente por telefone. Ao todo, participaram 20 entrevistadores, dois coordenadores e um supervisores.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.