Publicidade
Destaque
| Em 3 anos atrás

Gustavo Mendanha anuncia desfiliação “sonhando” com retorno ao MDB; novo partido ainda será definido

Compartilhar

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) entregará sua carta de desfiliação ao partido nesta quarta-feira (30/09). O Diário de Goiás já havia antecipado o método que o agora futuro ex-emedebista adotaria por meio da coluna do jornalista Altair Tavares. O que antes era especulação, agora é oficial. “Amanhã estarei entregando uma carta ao presidente do MDB de Aparecida. Dr. Tarcisio Francisco do Santos pedindo minha desfiliação desse partido que gosto tanto”. 

O anúncio foi feito pelo próprio Gustavo Mendanha por meio de uma live em suas redes sociais nesta terça-feira (28/08). O prefeito de Aparecida disse que perdeu várias noites de sono ponderando a decisão para que não se afastasse tanto da legenda quanto de seu “amigo” Daniel Vilela. Agora, quer buscar um “projeto que possa dar confiança ao povo goiano”. 

Publicidade

Gustavo Mendanha chegou a dizer que sai da legenda já pensando em um dia que poderia voltar ao partido. “Fico sonhando num período que quem sabe eu possa voltar ao MDB”, pontuou. “Não é um dia que comemoro. Não estou feliz. Tô triste porque estou deixando o partido do meu coração. Por mais de 20 anos, lutei, perdemos muitas eleições mas não perdemos o nosso vigor. Não consigo neste momento andar num projeto que não representa meus ideais”

Publicidade

Gustavo Mendanha quer conversar com Daniel Vilela quando passar a tempestade

Publicidade

“Amigos” e “irmãos na política”, Gustavo Mendanha e Daniel Vilela estão com a relação em ruído. Mas o prefeito de Aparecida diz que não tem mágoas e que, espera quando a turbulência passar, os dois voltar a conversar e reatar a amizade. “Não ataquem o Daniel”, pediu aos apoiadores.

Mendanha considera que o distanciamento e esfriamento da relação será natural, mas que haverá cedo ou tarde, um encontro onde ambos se resolveram. “Neste momento vai existir um afastamento e espero que possa passar esse período e em breve.”

Publicidade

Durante a transmissão, Gustavo Mendanha ressaltou várias vezes à amizade que teve com Daniel e como o filho de Maguito foi importante em sua trajetória. O próprio Maguito VIlela foi citado por algumas vezes. “Eu quero agradecer ao MDB, quero agradecer ao Daniel”, destacou no fim da live.

“Irmãos”, relação de Gustavo Mendanha e Daniel Vilela sofreu distanciamento desde aliança do MDB com o DEM começou a ser levantada

Novo partido de Gustavo Mendanha

Gustavo Mendanha deixa claro que está de saída do MDB, mas ainda não está no radar um novo partido. “Eu não me filiei a nenhum partido e não me uni a ninguém. Quero ouvir todos vocês que me acompanharam e vão me acompanhar”. O prefeito de Aparecida quer ouvir – políticos e não políticos – para alinhar possíveis decisões com relação ao futuro e sua nova agremiação.

LEIA TAMBÉM: Bruno Peixoto chama Gustavo Mendanha de ingrato e diz que ele é orientado por Marconi

Candidato? A princípio, não, mas se o povo goiano o conclamar, sim. “Se no futuro, as forças políticas que estivermos unindo definirem pelo meu nome, meu nome estará a disposição do povo goiano para ser candidato a governador. Mais do que um nome ou partido, temos de pensar no nosso estado. Meu partido neste momento é o estado de Goiás”, numa paráfrase que lembrava o slogan bolsonarista nas eleições 2018: “Meu partido é o Brasil”.

O prefeito de Aparecida tem deixado claro que buscará a formação de um bloco de oposição ao governo de Ronaldo Caiado e já começou as rodadas de conversas. Na prática, Gustavo Mendanha não tem pressa para escolher o partido, apesar dos diversos convites que tem recebido.

Há muitas especulações sobre o provável partido que será escolhido. Nos bastidores, há indicação de que Gustavo Mendanha não escolha um partido dos extremos da política brasileira para ter margem para ampliar o grupo oposicionista.

Carta de desfiliação de Mendanha cita precipitação da decisão e falta de democracia 


A carta que será entregue ao presidente municipal do partido em Aparecida de Goiânia traz um apanhado da trajetória de Gustavo no MDB mas para além disto, o incômodo já exposto pelo prefeito anteriormente: a não concordância em como a consulta na legenda foi feita. 

“Apresentei ao presidente estadual do MDB a proposta de realização dos encontros regionais para que todos pudessem expressar suas opiniões sobre a tese de candidatura própria ou não”. Mendanha queria que o partido promovesse essas reuniões durante o ano que vem, no primeiro trimestre antes das convenções para as eleições.

A precipitação na decisão em já anunciar a aliança com o partido Democrata feita na última sexta-feira (22/09) pesou na decisão. “A cúpula estadual do MDB optou por precipitar a decisão, sem respeitar a democracia interna e declarou apoio ao MDB que sempre combateu o MDB, inclusive na última eleição municipal fez intensamente campanha contra os nossos candidatos a prefeito em Aparecida, Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Porangatu e diversas cidades.”

Veja a carta na íntegra:

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.