Ainda sem uma definição sobre qual partido se filiará e desviando uma declaração pública se será candidato ao governo de Goiás em 2022, o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha cumpriu agenda no entorno do Distrito Federal ao longo do último final de semana e foi visto por lideranças políticas da região como candidatíssimo ao pleito. Em Cristalina, o ex-emedebista chegou a fazer um discurso contundente sobre seus sonhos para o estado e com fortes críticas ao atual governo.
“Se tem uma coisa que nós vivemos é um sonho e eu vou dizer o meu sonho: um Goiás diferente, que gere oportunidade e Goiás que traga esperança, que inclua, que realmente e traga aquilo que nós precisamos: desenvolvimento. Eu vou continuar trabalhando muito nesse sentido”, destacou Gustavo Mendanha em um discurso que durou aproximadamente 35 minutos e pode ser visto na íntegra ao final desta matéria.
Para diminuir as desigualdades, Gustavo prometeu ouvir à todos e destacou que sem diálogo, as tensões desiguais aumentam. “A gente só consegue diminuir a desigualdade ouvindo a todos. A desigualdade vem quando só um pedaço é ouvido. Só um pedaço do povo é visto, nós precisamos ter um olhar que cuida da cidade. É o que precisamos desse olhar para o estado de Goiás para que possamos buscar dias melhores, desenvolvimento e principalmente esperança.”
Nesse sentido, Gustavo Mendanha minimizou a importância de estar filiado a algum partido político. Sua aliança é com Goiás. “A aliança principal que eu quero fazer é com o povo do estado. Precisamos fazer aliança com as pessoas mais humildes, professores, donas de casa, trabalhadores urbanos, produtores rurais. Precisamos nos unir”, ponderou.
Aparecida foi um exemplo no combate à pandemia
Gustavo Mendanha voltou ao tempo e rememorou sua gestão na pandemia. Disse que é importante que as futuras administrações sejam pautadas em torno aos reflexos do período pandêmico. Disse que sua gestão foi um exemplo para o mundo. “Na pandemia, eu acredito que Aparecida deu um dos melhores exemplos para o país. Hoje, o modelo aparecidense é estudado pela OPAS – a Organização Pan-Americana de Saúde – para ser um modelo combalitário para o enfrentamento de pandemias e epidemias”.
O futuro, preocupa, Gustavo Mendanha que vê a pandemia se abrandando, por outro lado outras doenças sendo diagnosticadas. O reflexo da Covid-19 está ai e os administradores precisam ser responsáveis na gestão ao longo dos próximos anos. “As pessoas deixaram de fazer os exames preventivos, de buscar tratamentos e infelizmente, nos próximos meses, tem muita coisa que vai acontecer, infelizmente, muitas pessoas vão descobrir problemas de saúde, o cidadão vai descobrir que tá com problema cardíaco. E o estado, o governo, precisa de ter um olhar especial para todas as pessoas”, pontuou.
“A Covid levou muita gente, infelizmente. E tá deixando uma série de sequelas, tanto físicas como psicológicas…Precisamos de ter um olhar especial sobre a saúde das pessoas”, ponderou.
Governo atual é frio e omisso, avalia Gustavo Mendanha
Como todo bom pré-candidato, Gustavo Mendanha não se esqueceu de disparar comentários e criticas contra a atual gestão. Sem citar nomes, o prefeito de Aparecida avalia que o governador Ronaldo Caiado (DEM) faz uma gestão fria e também omissa, que mais tira foto ao lado das vacinas do que propriamente realiza entregas. “Não podemos ter um governo frio, distante. Um governo que não enxerga as pessoas”, disparou.
“Precisamos de ter um governo que tenha coragem de investir de verdade, não ficar só tirando fotos e se vangloriando porque recebeu a vacina do governo federal e tentar tapear os outros como se fosse um recurso do estado”, destacou em outro momento do discurso. Para Mendanha, também “falta de investimentos na infraestrutura do estado”.
Sobrou até para o debate em torno do ICMS no estado. “Essa discussão sobre a redução do ICMS que aqui em Goiás diz que não tem jeito só que o governador do Distrito Federal, o Ibaneis e outros governadores reduziram essa carga tributária muito alta”, cutucou.
E também traçou o perfil político para ser votado durante as eleições. “Nós precisamos no período de eleições, mas aquilo que nós comprometemos com a população, a gente tem que realizar. Pessoas que tem mais de 30, 40 anos de vida pública faz a promessa e diz que não sabia que não podia. Temos de ser mais verdadeiros com o nosso povo, temos que comprometer e fazer diferente”, sacramentou.
Veja todo o discurso do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha
Gustavo Mendanha tem o apoio de lideranças locais para a candidatura
Uma das lideranças mais expressivas do entorno de Brasília, a ex-prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves, frisou que o governo de Goiás não dá o devido apoio às cidades do entorno. “Nós somos filhos do Entorno, moramos em Goiás e queremos a valorização da nossa região. Nossa capital é Goiânia, não é Brasília, por isso me coloco à disposição para levantar a bandeira do Gustavo e transformar a nossa região”, declarou.
Anfitrião do evento em Cristalina, o segundo candidato mais bem votado para prefeito de Cristalina em 2020 e agora pré-candidato a deputado estadual, Dr. Osório disse que a união é contra a gestão avaliada pelo político como autoritária, além de um governo mais democrático. “E nós precisamos mudar isso. Cristalina vai abraçar a campanha de oposição deste jovem prefeito que vem mudando a história de Aparecida, com mais saúde e empregos pra população”, sentenciou.
Luiz Attiê, que já foi filiado ao DEM, presidido pelo governador Caiado, afirmou que o atual governo estadual não tem projetos. “Não há projeto na saúde, na infraestrutura e na educação, dentre outras áreas. E projeto aprovado pela população, o Gustavo tem de sobra em Aparecida, daqui conseguimos ver o quanto Aparecida avançou em sua gestão, principalmente na saúde no enfrentamento à pandemia com um modelo de escalonamento regional, que não foi autoritário fechando tudo, dando a oportunidade dos pequenos conseguirem sobreviver”, afirmou a liderança que já administrou Cristalina por duas vezes.