{nomultithumb}
Na próxima terça-feira (15), o prefeito de Aparecida de Goiânia e atual presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Gustavo Mendanha (MDB) fará o anúncio de linhas interbairros na cidade de Aparecida de Goiânia e a criação da Rede de Transporte Coletivo na cidade, a RMTC Aparecida.
Novas linhas
Gustavo Mendanha disse nesta sexta-feira (11), durante festividades dos 96 anos da cidade, que o anúncio será feito de forma oficial na próxima terça-feira, na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG). O prefeito destacou que até o final do ano serão cinco linhas interbairros.
“Na terça-feira, dia 15, nós começaremos a implantar a primeira linha de ônibus interbairros em Aparecida, aquilo que lutei tanto, e teremos até o final do ano mais cinco linhas a serem implantadas. No dia 15, na Aciag, estarei fazendo o anúncio de quais linhas e o legado no transporte coletivo que estarei deixando para a região metropolitana em especial na cidade de Aparecida”, declarou.
As novas linhas que serão implantadas em Aparecida são: 970 – Terminal Araguaia/Santa Luzia – via Parque Industrial; 972 Terminal Maranata/Terminal Araguaia; 973 – Terminal Maranata/ Jardim Tiradentes/ Terminal Cruzeiro; 971 – Terminal Garavelo/Terminal Veiga Jardim/ Terminal Araguaia – via Polo Empresarial; 974 – Terminal Cruzeiro/ Santa Luzia – via Buriti Shopping e 973 – Terminal Veiga Jardim/ Centro / Polo Empresarial.
RMTC Aparecida
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou que mesmo com a criação da RMTC Aparecida, a cidade permanece integrada na rede única e os aparecidenses continuarão utilizando de forma integrada pelos 18 municípios da Região Metropolitana de Goiânia.
No final deste semestre, Gustavo Mendanha deixa à presidência da CDTC. Aparecida continuará na Câmara, porém o comando provavelmente deve ficar nas mãos de outro prefeito da Grande Goiânia, excetuando a capital. Uma reunião para finalizar o assunto ocorreu nesta semana na sede da prefeitura.
Estiveram presentes representantes da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), RedeMob Consórcio, Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo (SET) e o secretariado municipal, além do prefeito.
A promessa de se criar novas linhas interbairros e da RTMC Aparecida foi feita pelo prefeito na reunião da CDTC, em que houve a deliberação sobre o aumento a passagem de ônibus para R$ 4,00, no dia 22 de janeiro deste ano. Na oportunidade, Gustavo Mendanha disse que faria o processo em até seis meses.
De acordo com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, dos 18 municípios que integram a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo, Aparecida é responsável por 17% das viagens diárias que são distribuídas pela RMTC, ficando atrás apenas de Goiânia que abrange 47% do total.
Outro dado informado é que no município, são realizados todos os dias 101 mil deslocamentos nos mais de 1.105 km de extensão de linhas que recebem o serviço. A cidade conta ainda com 1.285 pontos de embarque e desembarque, 22 linhas que fazem ligação com Goiânia, 46 itinerários alimentadores e dez estruturantes, seis terminais de integração, ofertando mais de 550 mil lugares nos dias úteis.