Publicidade
Categorias: Aparecida de Goiânia
| Em 8 anos atrás

Gustavo busca apoio do MEC para ampliar oferta de vagas na Educação Infantil

Compartilhar

Publicidade

Após participar da audiência realizada ontem (16), em Brasília, pelo ministro da Educação, José Mendonça Filho, com alguns prefeitos de Goiás, e também com o governador Marconi Perillo e a secretária de Estado da Educação, Raquel Teixeira, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, reunirá outros gestores que integram a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para pensarem em estratégias que incrementem custeios dos CMEIS.

A ideia é que juntos com o Ministério da Educação, os prefeitos formatem mudanças na forma como atualmente são mantidos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), incluindo etapas que vão desde a construção destas unidades educacionais, passando por despesas com manutenção e a folha de pagamento dos profissionais.

Publicidade

O objetivo é reduzir o déficit de vagas em CMEIs e a expressiva quantidade de crianças fora da escola no Estado. Por isso, todos os participantes da reunião no Ministério da Educação já haviam firmado, em reunião realizada no dia 2 deste mês, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, compromisso de integrarem a Aliança Municipal pela Competitividade na Educação Infantil, capitaneada pelo governo do Estado.

Publicidade

Ainda em Brasília, no final da reunião, o prefeito Gustavo Mendanha disse que além da construção dos CMEIS para geração de mais vagas, apesar de ser uma parte importante no processo, as outras despesas relacionadas à esses Centros não podem ser ignoradas. “Também temos que nos preocupar com as limitações previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Acredito que após essa reunião com o ministro chegaremos a uma solução que beneficie os municípios. O apoio do governo federal é imprescindível”, disse o prefeito.

De acordo com o prefeito de Aparecida, o município precisa de parcerias para colocar em execução os 20 CMEIS que já estão em licitação. “A gente tem que buscar parcerias. O Estado também está tentando nos auxiliar [em função da constituição deste pacto com os dez maiores municípios]. Temos mais de 20 projetos de construção de CMEIs em licitação e o ex-prefeito Maguito Vilela entregou nove somente em 2016. Ao todo, temos 30 CMEIs em pleno funcionamento, cada um deles atendendo, em média, 120 crianças de seis meses a cinco anos”, detalhou o prefeito.

Publicidade

Leia mais:

Publicidade