Grupos de mascarados colocaram fogo na manhã desta terça-feira (2) em ao menos sete ônibus e um caminhão em importantes avenidas da Baixada Fluminense, na região metropolitana do Rio. Por volta das 12h, não havia informações de feridos.
Ao menos três coletivos foram incendiados na avenida Washington Luiz, na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e outros quatros na avenida Brasil, que passa por 26 bairros do Rio. Ambas são importantes vias de acesso ao centro da capital fluminense.
Os bombeiros foram acionados para controlar os incêndios e agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio já estão nos locais para orientar os motoristas.
Segundo a Polícia Militar, os grupos agem em represália a uma operação do Bope (Batalhão de Operações Especiais) que acontece na favela Cidade Alta, em Cordovil. A operação seria para coibir confrontos entre grupos de traficantes, que acontecem desde a noite desta segunda (1°).
De acordo com a PM, 26 pessoas foram detidas na operação e 17 fuzis foram apreendidos.
Às 10h50, a cidade entrou em estágio de atenção, segundo o Centro de Operações da prefeitura. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa que um ou mais incidentes impactam, no mínimo, uma região, provocando reflexos relevantes na mobilidade. (Folhapress)