Começam nesta quarta-feira, 8, às comemorações dos 20 anos de história nos palcos e no cenário da arte cênica goiana, com o lançamento de um documentário sobre a história do Guará.
A programação comemorativa ainda inclui sete apresentações gratuitas, durante o mês de junho, em Goiânia, da última peça montada, A farsa da boa preguiça, de Ariano Suassuna.
O projeto fílmico, assinado por Taynara Borges, conta a trajetória do grupo com mais de 30 artistas formados em seu tablado e, em especial, a trajetória do último espetáculo.
São imagens das peças, fotos e depoimentos de artistas da cidade e ex- integrantes do grupo, como a cantora Grace Carvalho e o ator global Alejandro Claveaux, que começaram a carreira no tablado do Guará.
Com direção de Samuel Baldani, desde a fundação, o grupo é uma iniciativa da Coordenação de Arte e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, que mantém e patrocina os empreendimentos cênicos da trupe, desde a primeira montagem de outro texto de Ariano Suassuna, O auto da compadecida.
Em duas décadas de atuação, em várias capitais e festivais nacionais, o Guará conquistou prestígio, reconhecimento e muitos prêmios. O trabalho em Goiás é pioneiro e desbravador e concilia duas marcas fortes do grupo: o profissionalismo e o compromisso com a comunidade.
Seus espetáculos são marcados pela forte comunicação com o público e tem sua origem ligada ao teatro popular e aos clássicos da dramaturgia regional e universal. “Pela formação cultural e artística do grupo, tivemos a preocupação de tornar a peça a Farsa da Boa Preguiça em um verdadeiro encontro com o público, apresentando a riqueza deste texto interpretada pelo talento dos nossos artistas”, explica o diretor Samuel Baldani.
Programação
Lançamento da circulação e exibição do filme Guará 20 anos 08/06 (4ª-feira) – Auditório da Área 4 – 19h30
Exibição da peça A farsa da boa preguiça